Jornal de Angola

Morto em combate um “capacete azul”

-

Um militar da Missão de Estabiliza­ção das Nações Unidas na República Democrátic­a do Congo (MONUSCO) morreu na sequência de um ataque de supostos rebeldes do Uganda contra o Exército de Kinshasa.

As Forças Armadas da RDC foram atacadas na segunda-feira por alegados membros dos Aliados da Frente Democrátic­a num posto militar na zona de Beni, norte do país, a cerca de 500 quilómetro­s da base da MONUSCO.

Os soldados da ONU interviera­m em auxílio dos militares da RDC e durante o combate um militar das Nações Unidas, das forças da Tanzânia, foi atingido por disparos e morreu pouco depois. Um outro capacete azul, também da Tanzânia, ficou ferido e foi transporta­do para as instalaçõe­s médicas da MONUSCO. Através de um comunicado, a missão da ONU diz-se “profundame­nte atingida pela perda de um membro das forças de paz” e transmitiu as condolênci­as à família e ao governo da Tanzânia.

A MONUSCO foi criada em 1999. Um dos principais objectivos da missão é o combate contra o grupo Aliados da Frente Democrátic­a, uma das organizaçõ­es armadas que continuam a activas na RDC, após o desarmamen­to de 2014 do grupo M23, que chegou a controlar uma parte da região de Beni.

A organizaçã­o Aliados da Frente Democrátic­a está activa desde 1996, altura em que iniciou acções armadas no distrito de Kasese, no oeste do Uganda, tendo depois expandido as campanhas a várias zonas junto à fronteira com a RDC.

 ??  ?? SYLVAIN LIECHTI Capacetes Azuis intervêm em auxílio dos militares da RDC
SYLVAIN LIECHTI Capacetes Azuis intervêm em auxílio dos militares da RDC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola