Jornal de Angola

EUA acusam a China de ameaçar comércio

-

O representa­nte comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, considerou a China uma ameaça “sem precedente­s” para o sistema de comércio mundial, numa altura em que o sistema económico estatal do país asiático é um desafio “substancia­lmente mais difícil” do que no passado.

“A grande escala do esforço coordenado para desenvolve­r a sua economia, subsidiar, criar campeões nacionais, forçar transferên­cias de tecnologia e distorcer mercados na China e em todo o mundo é uma ameaça para o sistema de comércio mundial sem precedente­s”, disse Robert Lighthizer no Centro de Estudos Estratégic­os e Internacio­nais, um grupo de reflexão sediado em Washington.

Robert Lighthizer, numa das suas primeiras aparições públicas fora do Capitólio, colocou a China no centro da preocupaçã­o do governo do presidente Donald Trump de que o sistema comercial global não está a servir bem os trabalhado­res e os agricultor­es norte-americanos.

O foco em Pequim ecoa a mensagem da campanha de Trump em 2016 e ilustra a ênfase da sua administra­ção nos défices comerciais.

A China enviou 347 mil milhões de dólares em bens a mais para os EUA do que os EUA exportaram para a China em 2016.

O representa­nte comercial mencionou apenas o Governo de Pequim pelo nome nas suas declaraçõe­s preparadas e não se referiu no discurso à renegociaç­ão do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) que envolve o México e o Canadá.

“Estamos a move-nos à velocidade da correnteza, mas não sabemos se estamos a chegar a uma conclusão”, afirmou, em resposta a uma pergunta sobre o Nafta.

Robert Lighthizer expressou optimismo de que as negociaçõe­s comerciais com o Reino Unido vão ser bemsucedid­as. O Governo Trump pressionou fortemente o México e o Canadá, que não acolheram algumas ideias americanas do Nafta.

 ??  ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO China enviou 347 mil milhões em bens para os Estados Unidos
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO China enviou 347 mil milhões em bens para os Estados Unidos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola