Jornal de Angola

Receitas em queda no sector industrial

-

As receitas resultante­s da emissão de alvarás, guia de exportação, declaração fiscal e credencial para o transporte de inertes na província da Huíla, baixaram de 22 milhões 951 mil e 954 kwanzas, no primeiro semestre de 2016, para dez milhões, 613 mil e 83 no período homólogo do ano em curso.

A informação foi prestada ontem, na cidade do Lubango, pela directora provincial da Indústria, Geologia e Minas, Paula Joaquim, que aponta o registo de uma redução consideráv­el de mais de 12 milhões de kwanzas no período em análise.

Paula Joaquim disse que dos dez milhões arrecadado­s, seis milhões, 915 mil e 184 resultaram de guias de exportação, dois milhões, 961 mil e 550 declaração fiscal (Royalties), 577 mil e 949 em credencial para transporta­ção de inertes e 158 mil e 400 em alvarás diversos.

“As receitas diminuíram considerav­elmente, devido aos pedidos à situação financeira que se regista no país”, disse Paula Joaquim, para explicar que no período em referência, a Direcção da Indústria, Geologia e Minas efectuou a solicitaçã­o e emissão de 14 guias de amostras para igual número de empresas que se dedicam à exploração de recursos minerais a nível da Huíla.

Estas guias, explicou Paula Joaquim, foram encaminhad­as para a China, Arábia Saudita, Portugal, África do Sul, Espanha, Alemanha e Dubai, para analisarem a qualidade do produto que Angola produz. Na província da Huila existem 12 empresas de exploração de rochas ornamentai­s e 70 unidades indústrias média dimensão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola