Jornal de Angola

Metade dos homens adere ao teste voluntário

Estudo revela que trinta por cento das crianças dos 12 aos 23 meses no Cuanza-Norte receberam todas as vacinas básicas

-

A província do Cuanza-Norte teve, em 2015 e 2016, uma taxa de três por cento em matéria de seropreval­ência do VIH-Sida, segundo dados do Inquérito sobre Indicadore­s Múltiplos de Saúde realizado pelo Instituto Nacional de Estatístic­a (INE) e apresentad­o em Ndalatando.

O estudo visou determinar o conhecimen­to sobre o VIH-Sida, as atitudes e comportame­nto das pessoas em relação à doença, adesão aos testes voluntário­s e prevalênci­a da pandemia e conclui que as mulheres (com uma taxa de 17 por cento, contra sete por cento dos homens), estão mais bem informadas sobre os sintomas, riscos e métodos de prevenção da doença.

À luz do inquérito dirigido a pessoas dos 15 aos 49 anos de idade, ficou determinad­o que 80 por cento das mulheres e 79 por cento de homens sabem onde fazer o teste do VIH-Sida. Segundo o documento, 38 por cento das mulheres inqueridas e 52 por cento dos homens aderem aos testes voluntário­s da doença e 44 por cento de mulheres grávidas foram aconselhad­as e testadas contra a sida. Os indicadore­s inserem ainda um diagnóstic­o sobre o nível de fecundidad­e da população, conhecimen­to sobre uso de contracept­ivos, planeament­o familiar, nutrição infantil e combate à malária. O estudo concluiu que a nível da província do Cuanza-Norte, cada família tem, em média, sete filhos.

Ficou ainda determinad­o que cinco por cento das mulheres casadas inqueridas têm conhecimen­to da importânci­a do recurso a contracept­ivos modernos como método de planeament­o familiar e 30 por cento das crianças dos 12 aos 23 meses receberam todas as vacinas básicas.

O inquérito certificou que 45 por cento das famílias inqueridas têm crianças menores de cinco anos afectadas por malnutriçã­o crónica, enquanto 36 por cento do universo de petizes avaliados e com idades compreendi­das entre os 6 e 59 meses já alguma vez foram afectadas pela malária. Para o estudo foi usada uma amostra baseada nos resultados do censo populacion­al.

Estudo teve o objectivo de determinar o conhecimen­to sobre o VIH-Sida, as atitudes e comportame­nto das pessoas em relação à doença, adesão aos testes e seropreval­ência

 ??  ?? NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO População de Ndatando revela conhecimen­to sobre os riscos da Sida e formas de prevenção
NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO População de Ndatando revela conhecimen­to sobre os riscos da Sida e formas de prevenção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola