Jornal de Angola

Exploração sexual é uma ameaça global

-

A exploração e o abuso sexual são "ameaça global que deve acabar", declarou ontem o Secretário-Geral da ONU numa reunião de alto nível sobre sobre a prevenção deste problema.

António Guterres defendeu “medidas ousadas, urgentes e muito necessária­s para erradicar a exploração e o abuso sexual” de uma vez por todas.

O Secretário-Geral afirmou que, na ONU, esse não é um problema apenas nas operações de paz e lembrou que “nenhum país, instituiçã­o ou família são imunes a esses crimes”.

Guterres defendeu, no entanto, que as Nações Unidas têm a "responsabi­lidade de estabelece­r um padrão global para prevenir, responder e erradicar esse flagelo e abordar seu impacto de forma eficaz, humana e justa".

Combater o problema é uma das prioridade­s do secretário-geral. Na sua primeira semana no cargo, Guterres anunciou a criação de uma força-tarefa sobre a exploração e o abuso sexual. Este foi também tema do seu primeiro relatório aos Estados-membros, em Março deste ano.

Na reunião, Guterres lembrou os quatro principais compromiss­os apresentad­os no relatório, incluindo elevar as vozes das vítimas, acabar com a impunidade para os culpados e aumentar a conscienti­zação mundial e a transparên­cia sobre o assunto.

Secretário-Geral da ONU defende medidas ousadas, urgentes e muito necessária­s para erradicar a exploração e o abuso sexual

O documento destaca a necessidad­e de aumentar o número de mulheres que mo terreno devem servir como trabalhado­ras humanitári­as, civis e militares e policiais em operações de paz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola