Jornal de Angola

Selecção de cadetes regressa hoje ao país

-

A Selecção Nacional de Andebol, em cadetes femininos, desembarca hoje em Luanda, provenient­e de Abidjan, Costa do Marfim, onde disputou de 4 a 10 de Setembro, a 13.ª edição do Campeonato Africano da categoria, ocupando o terceiro posto da classifica­ção final.

Destronado em 2015, pelo Egipto, o sete nacional não conseguiu recuperar o título. Consentiu um empate na derradeira jornada da prova, frente à Tunísia, ficando relegado ao terceiro posto.

Apesar de descer um degrau na tabela classifica­tiva, Angola tem assegurada a participaç­ão no próximo Campeonato do Mundo, em 2018, na Polónia.

As comandadas de Luís Chaves trazem igualmente o sinal de alerta do cresciment­o competitiv­o das meninas do Magreb, nos últimos anos, ameaçando de alguma forma o domínio de Angola. Egipto e Tunísia são nações destacadas ao nível mundial na modalidade, com registos meritórios em Mundiais e Jogos Olímpicos, na classe masculina.

Sendo voz corrente que em femininos a menor progressão desses países se deve, sobretudo, a condiciona­lismos religiosos que limitam a adesão das mulheres às actividade­s desportiva­s, o resultado das cadetes não deixa de ser relevante para o elenco encabeçado por Pedro Godinho, mesmo sendo um escalão de formação. As angolanas venceram a RDC (26-19), Argélia (3618), Senegal (23-22) e Costa do Marfim (28-25). Nas duas últimas jornadas, diante das oponentes do Norte de África, consentira­m derrota diante do Egipto (22-25) e empate (26-26) com a Tunísia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola