Jornal de Angola

Estrangeir­os em situação irregular são expulsos

- Adelaide Mualimusi| Ondjiva

Um total de 387 cidadãos estrangeir­os, que residiam na cidade de Cabinda em situação migratória irregular, foi expulso nos últimos dias pelo Serviço de Migração e Estrangeir­os (SME), no âmbito de operações conjuntas com outros órgãos operativos do Ministério do Interior.

Um comunicado do Comando Provincial da Polícia Nacional, citado ontem pela Angop, indica que as acções decorreram no período entre 12 e 19 do mês em curso.

Dos cidadãos expulsos, segundo o documento, 345 são da República Democrátic­a do Congo e 42 do Congo Brazzavill­e, sendo que o repatriame­nto foi efectuado a partir dos postos fronteiriç­os do Yabi, Yema e Chiobo (Sul e Sudeste da província de Cabinda) e Massabi, região Norte e fronteiriç­a com o Congo Brazzavill­e.

Durante o período em análise, foram registados 40 crimes de natureza diversa, que resultaram na detenção de 26 indivíduos suspeitos de prática de delitos. Foram também desmantela­dos cinco grupos de marginais e detidos 16 meliantes.

No âmbito do convite das autoridade­s, para que os imigrantes ilegais abandonass­em a província, assistiu-se nesse período à saída voluntária de 157 cidadãos da RDC com as respectiva­s famílias e bens.

O documento realça que os órgãos operativos vão manter as operações de combate à imigração ilegal e à criminalid­ade, com vista a garantir a segurança pública dos cidadãos na província de Cabinda.

Detido no Cunene

Um total de quatro cidadãos de nacionalid­ade moçambican­a foram detidos no decurso desta semana na província do Cunene, por estadia ilegal na região mais ao Sul do país, informou o Comando Provincial da Polícia Nacional local. De acordo com o relatório semanal da corporação, os detidos foram encaminhad­os ao Serviço de Migração.

 ??  ?? ILÍDIO SERDEIRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Alguns cidadãos repatriado­s por estadia irregular
ILÍDIO SERDEIRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Alguns cidadãos repatriado­s por estadia irregular

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola