Jornal de Angola

Banco de Macau impulsiona comércio

-

O Banco Nacional Ultramarin­o é uma instituiçã­o particular­mente bem colocada para promover o relacionam­ento comercial entre a China e os países de língua portuguesa, disse na quartafeir­a em Macau o presidente da Comissão Executiva do grupo estatal financeiro português Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Ao discursar no encontro comemorati­vo da passagem do centésimo décimo quinto aniversári­o do Banco Nacional Ultramarin­o, a mais antiga instituiçã­o bancária de Macau, Paulo Macedo recordou que o BNU faz parte do grupo CGD, cujo banco está presente em sete dos oito países de língua portuguesa, sendo líder de mercado em cinco deles Portugal, Moçambique, Cabo Verde, São Tome e Príncipe e Timor Leste.

Paulo Macedo salientou que a maior parte do relacionam­ento comercial com os países de língua portuguesa tem lugar na China. O BNU abriu uma agência na ilha de Hengqin, que dispõe de um escritório de representa­ção em Xangai. “Está, mais uma vez, particular­mente bem colocado para ter um papel activo na promoção do relacionam­ento comercial entre a China e os países de língua portuguesa”, frisou.

O presidente da Comissão Executiva do BNU, Pedro Cardoso, disse que o principal desafio “num mercado imenso” como é a China, em fase de internacio­nalização e expansão, é “saber escolher cuidadosam­ente quais as oportunida­des imediatas e a médio e a longo prazo”.

Pedro Cardoso afirmou que o grande projecto chinês de infra-estruturas “Uma Faixa, Uma Rota” é, na medida em que inclui os países de língua portuguesa, sobretudo em África, “uma oportunida­de muito grande para o grupo CGD e para o BNU”.

No acto, estiveram presentes no encontro comemorati­vo o secretário para a Economia e Finanças de Macau, Leong Vai Tac, o director-geral do departamen­to de Assuntos Económicos do gabinete de ligação.

 ??  ?? ANTHONY WALLACE| AFP Cidade de Macau constitui plataforma de trocas
ANTHONY WALLACE| AFP Cidade de Macau constitui plataforma de trocas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola