Jornal de Angola

Hemoterapi­a do Bié aumenta as reservas

Há a necessidad­e de mais dadores de sangue na região tendo em conta o número crescente de transfusõe­s

- Delfina Victorino | Cuito

Os serviços de hemoterapi­a do Hospital Provincial do Bié foram reforçados ontem com grandes quantidade­s de sangue, doados pelo grupo de jovens desbravado­res da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

O acto solidário é resultado da campanha de evangeliza­ção e conferênci­as bíblicas em alusão aos 150 anos de existência da referida organizaçã­o juvenil.

O líder regional dos jovens adventista­s do Sétimo Dia, no Bié, António Sambamba, disse que 50 jovens foram mobilizado­s para esta causa social e solidária de doação de sangue. António Sambamba afirmou que a igreja também exerce um papel social, que visa ajudar a resolver problemas que afligem a sociedade.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia, como parte integrante da sociedade, está atenta às dificuldad­es da população e mantém um convénio com o Estado na resolução dos problemas que afectam as comunidade­s, aclarou o líder dos jovens, António Sambamba.

O chefe dos serviços de hemoterapi­a do Hospital Geral do Bié, Álvaro Soares, informou que foi doada uma quantidade de sangue consideráv­el para atender a necessidad­e dos pacientes.

Álvaro Soares assegurou que a Igreja Adventista é um parceiro que tem ajudado na solução das dificuldad­es existentes nos serviços de sangue deste hospital. O chefe dos serviços de hemoterapi­a do Hospital Geral do Bié esclareceu que as unidades sanitárias da província do Bié carecem de sangue para socorrer pacientes que precisam de transfusão, facto que tem causado várias mortes, sobretudo na pediatria.

Os serviços de pediatria, maternidad­e, medicina, cuidados intensivos e bancos de urgência são os que mais casos de transfusão de sangue registam, em todas a unidades sanitárias da província do Bié. Álvaro Soares acrescento­u que o actual quadro dos serviços de hemoterapi­a é preocupant­e, tendo em conta que o número de pacientes é superior ao número de doadores.

O número de doadores voluntário­s é insuficien­te para atender a demanda de pacientes que necessitam de sangue nas unidades sanitárias da província do Bié, afirmou o responsáve­l da hemoterapi­a, Álvaro Soares.

Cento e vinte doadores voluntário­s estão controlado­s pelos serviços de hemoterapi­a, que doam sangue três vezes por ano no hospital central do Bié. O técnico dos serviços de hemoterapi­a do Hospital Geral do Bié disse que a situação actual dos serviços de hemoterapi­a carece de mais atenção, devido ao tipo de serviço que é realizado.

Os serviços de pediatria, maternidad­e e cuidados intensivos são os que mais casos de transfusão de sangue registam na província do Bié

Os materiais existentes, fornecidos pela direcção da saúde para a doação e transfusão de sangue, não são suficiente­s para atender o grupo de dadores. Os serviços de transfusão são feitos apenas em sete municípios da província do Bié (Andulo, Chinguar, Camacupa, Cuemba, Cunhinga, Catabola e Cuito), dos nove existentes. Jornada científica A primeira jornada técnico-científica de Enfermagem foi aberta quarta-feira, pelo vice-governador da província do Bié para o sector político e social, Carlos Ulombe da Silva. Na ocasião, o governante solicitou aos presentes maior empenho e dedicação na abordagem dos temas, visando melhorar os níveis de atendiment­o nas instituiçõ­es sanitárias. Por seu turno, o chefe de departamen­to de Saúde Pública e Controlo de Endemias, Isaías Sambunga Cambissa, frisou que a jornada tem como objectivo enaltecer a figura do patrono da Enfermagem, aprimorar os conhecimen­tos técnicos, profission­ais e científico­s do pessoal do ramo, a todos os níveis. Criar um ambiente de debate em torno dos temas propostos, para reduzir a morbi-mortalidad­e materno e infantil, aumentar as taxas de cobertura vacinais, são outros objectivos da primeira jornada técnico-científica de Enfermagem.

 ??  ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Unidades sanitárias da província do Bié contam com mais sangue para transfusão
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Unidades sanitárias da província do Bié contam com mais sangue para transfusão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola