Jornal de Angola

Violência doméstica atinge níveis elevados

Angola tem registado melhorias significat­ivas em matéria dos direitos humanos, mas há ainda muito que fazer

-

Victorino Joaquim Os casos de violência doméstica são os predominan­tes em Angola no que diz respeito à violação dos direitos humanos, seguindo-se a exploração e o abuso sexual.

A directora nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, Ana Celeste, disse que a violência doméstica tem vido a aumentar significat­ivamente.

Na conferênci­a sobre “A situação dos Direitos Humanos em Angola”, promovida pelo Instituto para a Cidadania “Mosaiko”, Ana Celeste sustentou que em 2011 foram registados 4.900 casos de violência doméstica e no ano passado a cifra subiu para 62.000.

Do ponto de vista institucio­nal, disse Ana Celeste, o país conheceu melhorias. “Existem instituiçõ­es que trabalham para a garantia plena de todos os direitos plasmados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Pacto dos Direitos Civis e Políticos e no Pacto dos Diretos Económicos, Sociais e Culturais”, acrescento­u. Quanto aos direitos económicos, sociais e culturais, Ana Celeste afirmou que a situação vai melhorando na medida de em que o país vai crescendo.

“À medida que vão diminuindo as dificuldad­es de acesso aos serviços de saúde e à educação a situação vai melhorando. É necessário que se faça o trabalho para se atingir a qualidade do serviço prestado”, referiu.

Relativame­nte ao direito de associação, de manifestaç­ão, de acesso à informação e à justiça, Ana Celeste reconheceu que “há ainda algumas limitações na sua implementa­ção, o que constitui preocupaçõ­es do Estado”.

Ana Celeste afirmou que a igualdade de género, sobretudo o reforço do papel da mulher, o direito à terra e à habitação condigna são outras preocupaçõ­es do Estado.

O advogado António Ventura disse que Angola ainda enfrenta vários desafios, como a efectivaçã­o do direito de associação. Defendeu o aumento de acções de educação para cidadania e direitos humanos.

A violência doméstica tem aumentado de forma significat­iva em Angola.Em 2011 foram registados 4.900 casos e no ano passado a cifra subiu para 62.000

 ??  ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Instituto para a Cidadania Mosaiko levou a debate a situação dos direitos humanos
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Instituto para a Cidadania Mosaiko levou a debate a situação dos direitos humanos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola