Jornal de Angola

Boas colheitas na próxima campanha

-

O país pode registar uma boa campanha agrícola na época 2017/2018, que arranca no próximo mês, fruto das condições criadas pelo Governo e a disponibil­idade das famílias camponesas.

O prognóstic­o é do secretário de Estado da Agricultur­a, José Amaro Tati, em declaraçõe­s prestadas na quarta-feira, na cidade do Huambo, no termo da uma visita de trabalho iniciada no dia anterior.

José Amaro Tati disse que o Governo se empenhou ao máximo para facilitar o acesso das famílias camponesas aos fertilizan­tes, sementes e instrument­os de trabalho, para haver mais produtivid­ade.

A intenção das autoridade­s, segundo o governante, é fazer com que a época agrícola 2017/2018 contribua para a diversific­ação da economia nacional e a autosufici­ência alimentar.

“Queremos com o aumento da produção agrícola, que o país reduza a dependênci­a da produção petrolífer­a. Está em curso a preparação da abertura da campanha agrícola, com a colocação no terreno de vários ‘inputs’ para o sucesso da época e terá um acompanham­ento sistemátic­o dos técnicos agrários afectos ao Ministério da Agricultur­a”, destacou.

José Amaro Tati espera que, na próxima campanha agrícola, o Instituto de Investigaç­ão Agronómica possa a ter um papel relevante no alcance dos níveis desejados de produtivid­ade.

O secretário de Estado afirmou que a produção agrícola, sem investigaç­ão científica, é deficiente em qualidade e produtivid­ade, sendo este um dos desafios a superar no país.

A província do Huambo está desenvolve­r o projecto de produção de trigo desde o princípio deste ano, no município da Chicala-Cholohanga.

Desde 2015 que a administra­ção local começou a estimular os camponeses a cultivar este cereal, mais de 350 famílias já tiveram resultados satisfatór­ios .

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Agricultor­es estão a responder aos desafios de diversific­ação
EDIÇÕES NOVEMBRO Agricultor­es estão a responder aos desafios de diversific­ação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola