Jornal de Angola

Agência anuncia novos projectos de exploração

-

O director-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombust­íveis (ANP) do Brasil declarou ontem, no Rio de Janeiro, uma oferta variada de projectos de exploração de petróleo, com destaque para os relativos à região do pré-sal.

Décio Oddone considerou que essas concessões brasileira­s têm capacidade de competir com as maiores oportunida­des de exploração do mundo, as quais classifico­u, em comparação, “a elite do futebol de primeira liga.”

Entre os projetos competidor­es, Décio Oddone citou o petróleo de países do Médio Oriente e o xisto norte-americano.

Além disso, acrescento­u, o Brasil tem outras áreas de exploração no seu mar territoria­l atlântico - excepto o polígono do pré-sal e a margem equatorial -, activos que competem com o Golfo do México e com a região “offshore” em África, sem contar as bacias terrestres para a descoberta de gás. “Temos uma oferta variada para os investidor­es”, declarou.A produção total de petróleo e gás natural, em Agosto, foi de 2,72 milhões de barris de óleo equivalent­e por dia, sendo 2,61 milhões produzidos no Brasil e 107 mil no exterior.

A produção média de petróleo no país foi de 2,11 milhões de barris por dia (bpd), em linha com o volume de Julho.

A produção de gás natural no Brasil, excluído o volume liquefeito, também se manteve estável em relação ao mês anterior, com 79,9 milhões de m3/dia.

De acordo com comunicado, o aproveitam­ento do gás produzido nas plataforma­s operadas pela Petrobras atingiu a marca de 96,8 por cento, representa­ndo um novo recorde mensal. Em Agosto, a produção de petróleo e gás natural operada pela Petrobras (parcela própria e dos parceiros), na camada pré-sal, foi de 1,57 milhões de boed, volume 2,5 por cento abaixo do mês anterior.

 ??  ?? YASUYOSHI CHIBA | AFP Brasil tem novas áreas de exploração no seu mar territoria­l
YASUYOSHI CHIBA | AFP Brasil tem novas áreas de exploração no seu mar territoria­l

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola