Jornal de Angola

Crónica da transição histórica

Passo a passo, o Jornal de Angola conta como decorreu o início do mandato de cinco anos do Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Lourenço, e do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa

- Cândido Bessa

Manhã de terça-feira, 26. Praça da República, em Luanda. Céu parcialmen­te nublado, com ameaça de chuva. A temperatur­a ronda os 28 graus, mas a sensação térmica é maior. Mais de 40 mil pessoas, entre Chefes de Estado e de Governo, diplomatas e população em geral, aguardam o momento para presenciar a investidur­a do terceiro Presidente da República de Angola e testemunha­r, pela primeira vez, uma transição histórica. José Eduardo dos Santos, o homem que durante 38 anos liderou os destinos do país, passou o testemunho a João Lourenço, eleito Presidente da República nas eleições gerais de 23 de Agosto.

O Jornal de Angola regista, passo a passo, a cerimónia que marca o início do mandato de cinco anos do Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Lourenço, e do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa.

10h22 - Guarda de Honra dá entrada na Praça da República, seguido do Porta Bandeiras.

10h31- Os 14 juízes conselheir­os do Tribunal Constituci­onal chegam à Praça da República e posicionam­se à entrada da tribuna principal.

10h52 - Chega à Praça da República o juiz presidente do Tribunal Constituci­onal, Rui Ferreira, para dar posse ao Presidente da República eleito, João Lourenço, e o Vice-Presidente da República eleito, Bornito de Sousa.

11h17 - Chega à Praça da República o Vice-Presidente da República eleito, Bornito de Sousa, acompanhad­o da esposa. É recebido pelo presidente do Tribunal Constituci­onal, Rui Ferreira, à entrada da tribuna principal. De seguida, Bornito de Sousa cumpriment­a os juízes conselheir­os do Tribunal Constituci­onal e toma o assento na tribuna.

11h28-O Presidente da República eleito, João Lourenço, chega à Praça da República, acompanhad­o da esposa, Ana Dias Lourenço. Traja um fato preto, camisa branca e uma gravata lilás. A população, que aguardava desde às 8h00, saúda João Lourenço de pé, com entusiasmo. Recebido pelo presidente do Tribunal Constituci­onal, o Presidente da República eleito cumpriment­a os juízes e encaminha-se para uma das salas protocolar­es do Mausoléu Dr. António Agostinho Neto. Antes, na tribuna passa pelo filhos e mais familiares e saúda os membros auxiliares do Presidente da República cessante.

11h34 - Os Chefes de Estado e de Governo e demais convidados tomam assento na tribuna principal.

11h38 - O Vice-Presidente da República cessante chega para a cerimónia e é recebido pelo presidente do Tribunal Constituci­onal. Cumpriment­a os juízes conselheir­os do Tribunal Constituci­onal, que estão estacionad­os à entrada da tribuna principal.

11h41 - Os juízes conselheir­os do Tribunal Constituci­onal deixam a entrada principal e ocupam os seus lugares na tribuna principal.

11h43 -A viatura que transporta o Presidente da República cessante e a Primeira Dama Ana Paula dos Santos chega à Praça da República. Faz-se silêncio. O mestre de cerimónias é Aldemiro Vaz da Conceição, o mesmo de 2012 na investidur­a de José Eduardo dos Santos. Anuncia a chegada do Presidente da República cessante. A multidão aplaude. Ao som da Banda de Honra da Guarda Presidenci­al, passa em revista a tropa em parada, acompanhad­o da Primeira Dama Ana Paula dos Santos. Traz, preso ao pescoço, o Colar Presidenci­al, que vai depois colocar em João Lourenço.

11h45 - Presidente da República cessante é recebido pelo presidente do Tribunal Constituci­onal. José Eduardo dos Santos é aplaudido pela multidão, que o saúda em pé, enquanto sobe os degraus que o levam à tribuna principal. Cumpriment­a os juízes conselheir­os do Tribunal Constituci­onal. De seguida cumpriment­a o Vice-Presidente da República cessante.

11h48 - Presidente da República cessante cumpriment­a o Presidente da República eleito, sob fortes aplausos do público presente. De seguida, cumpriment­a o Vice-Presidente da República eleito.

11h49- Do alto da tribuna principal, com as mãos unidas ao alto, em sinal de agradecime­nto, José Eduardo dos Santos dirige-se às mais de 40 mil pessoas, na Praça da República. A multidão responde com ovação.

11h50 -O mestre cerimónias, Aldemiro Vaz da Conceição, anuncia o programa da cerimónia de investidur­a de João Lourenço e do seu Vice-Presidente, que começa com a entoação do Hino Nacional, pela Banda de Música da Guarda de Honra.

11h52 - O mestre de cerimónias apresenta as entidades convidadas, entre eles estão Chefes de Estado e de Governo, enviados especiais e diplomatas. O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, é o mais aplaudido.

11h58- O presidente do Tribunal Constituci­onal, Rui Ferreira, abre a cerimónia de investidur­a do Presidente da República eleito e do Vice-Presidente eleito e anuncia os momentos que se seguem.

12h02- Mestre de cerimónia procede à leitura da biografia do Presidente da República eleito.

12h07- O presidente do Tribunal Constituci­onal procede à leitura da Declaração do Tribunal Constituci­onal que declara João Lourenço vencedor das eleições gerais de 23 de Agosto e, por isso, Presidente da República de Angola, e Bornito de Sousa Vice-Presidente da República.

12h09- O presidente do Tribunal Constituci­onal convida o Presidente da República eleito a prestar juramento.

12h10- Com a mão sobre a Constituiç­ão da República, o Presidente da República eleito presta juramento, ladeado pela esposa, Ana Dias Lourenço.

12h12- O presidente do Tribunal Constituci­onal procede à leitura do Termo de Posse.

12h14- O Presidente da República eleito assina o Termo de Posse e os Termos Individuai­s, ao que se segue a ratificaçã­o dos documentos pelo presidente do Tribunal Constituci­onal.

12h17- O Presidente José Eduardo dos Santos coloca o Colar Presidenci­al ao Presidente eleito, ao que se segue os cumpriment­os, sob os aplausos da multidão presente. De seguida, o Presidente José Eduardo dos Santos troca de lugar com o agora Chefe de Estado, João Lourenço, que se senta no lugar destinado ao Presidente da República. A multidão saúda de pé.

12h20- O presidente do Tribunal Constituci­onal pede autorizaçã­o ao Presidente da República e Comandante­em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Lourenço, para convidar o Vice-Presidente da República eleito a prestar juramento.

12h25- Após prestar juramento, o Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, assina o Termo de Posse e os Termos individuai­s.

12h28- O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, cumpriment­a o Presidente da República e a Primeira Dama, Ana Dias Lourenço. De seguida cumpriment­a o Presidente José Eduardo dos Santos, a ex-Primeira Dama, e o Vice-Presidente da República cessante.

José Eduardo dos Santos, o homem que durante 38 anos liderou os destinos do país, passou o testemunho a João Lourenço, eleito Presidente da República nas eleições gerais de 23 de Agosto

 ??  ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO O Presidente cessante José Eduardo dos Santos transmite ao seu sucessor o colar que representa o símbolo da Presidênci­a da República de Angola
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO O Presidente cessante José Eduardo dos Santos transmite ao seu sucessor o colar que representa o símbolo da Presidênci­a da República de Angola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola