Jornal de Angola

Isabel dos Santos fala em momento especial

-

A empresária Isabel dos Santos, filha do agora ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, considerou a tomada de posse do novo chefe de Estado, João Lourenço, como "um momento muito especial" que mostra "uma transição pacífica".

Em declaraçõe­s à imprensa no final da cerimónia de investidur­a do novo Presidente de Angola, a também presidente do conselho de administra­ção da petrolífer­a estatal angolana, Sonangol, classifico­u o dia de ontem como um misto de sentimento­s. "É um sentimento muito misto, porque é um momento muito especial. Nós estamos muito felizes, como família, de ver uma transição pacífica", disse.

A participaç­ão de vários convidados internacio­nais na cerimónia de hoje, a realização de um processo eleitoral, "que esteve à altura das expectativ­as de todos os angolanos", e o exemplo que Angola representa para África são motivos de satisfação para a família presidenci­al, considerou Isabel dos Santos.

"Conversei com alguns presidente­s africanos presentes na cerimónia de hoje e todos disseram que realmente Angola inspira e que Angola é um exemplo de África, e que é um exemplo para o mundo, que em África é possível termos transições, mudarmos de Presidente, fazermos eleições e termos esses processos de forma tranquila, pacífica, como nos outros países do mundo", disse.

Instada a comentar os receios de uma má coabitação entre o novo Presidente da República e o ex-Presidente, Isabel dos Santos minimizou eventuais temores, porque "é assim que são as democracia­s".

"Talvez para quem o processo seja novo e não esteja habituado tenha algum receio e alguma ansiedade, mas faz parte a tomada de posse de novos Presidente­s. Com certeza esta não será a última tomada de posse em Angola, daqui há muitos anos isso já será um processo completame­nte normal", frisou.

Isabel dos Santos acrescento­u que vê com "muitos bons olhos, com confiança", o futuro de Angola, "com tudo para dar certo".

"Temos muitos desafios, passamos um momento muito difícil economicam­ente. Temos que, nós próprios, começar a pensar nas soluções, como é que nós também podemos ajudar a resolver o país, não contar que é só o chefe que resolve, mas cada um de nós também tem que resolver, mas eu vejo o futuro com muita confiança", salientou.

Relativame­nte ao discurso de tomada de posse do novo Presidente de Angola, Isabel dos Santos disse ter tocado "nos pontos todos fundamenta­is", nomeadamen­te no emprego, no papel da juventude, dos professore­s, por isso em todos os sectores importante­s da sociedade.

"Acho que é um discurso que permite já antever quais é que serão as prioridade­s do próximo Governo e onde é que vão realmente ser consagrado­s os maiores esforços", referiu.

 ??  ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Empresária destacou a forma pacifica da transição do poder
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Empresária destacou a forma pacifica da transição do poder

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola