Jornal de Angola

EUA negam ter declarado guerra à Coreia do Norte

-

Os Estados Unidos da América negaram ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacio­nais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios Estrangeir­os nortecorea­no.

“Não declarámos guerra à Coreia do Norte e, francament­e, sugerir isso é absurdo”, disse na segundafei­ra a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, numa conferênci­a de imprensa em que salientou ser inapropria­do um país disparar contra as aeronaves de outro país quando estas se encontram sobre águas internacio­nais.

Por sua vez, uma portavoz do Departamen­to de Estado, Katina Adams, reforçou, em declaraçõe­s à Efe, que “nenhum país tem o direito de disparar sobre aeronaves ou barcos de outro país em espaço aéreo ou águas internacio­nais.”

As porta-vozes reagiam às declaraçõe­s do chefe da diplomacia norte-coreana, Ri Yong-ho, que adiantou, em Nova Iorque, que o seu Governo se reserva “ao direito de derrubar bombardeir­os estratégic­os norteameri­canos, mesmo que não estejam dentro do espaço aéreo” da Coreia do Norte.

O ministro acusou também o Presidente norteameri­cano, Donald Trump, de ter “declarado guerra” ao seu país no discurso que proferiu na semana passada na Assembleia Geral da ONU, em que ameaçou “destruir totalmente” o país asiático.

A porta-voz de Trump insistiu em que o objectivo da Casa Branca continua a ser “a desnuclear­ização da Coreia do Norte” e não uma guerra contra o Governo liderado por Kim Jong-Un.

Em visita à Índia, o secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, afirmou ontem que o seu país quer uma solução diplomátic­a para a situação de tensão e faz esforços para manter os litígios na área diplomátic­a “tanto quanto possível.”

 ??  ?? JIM WATSON | AFP Secretário de Defesa norte-americano fala em diplomacia
JIM WATSON | AFP Secretário de Defesa norte-americano fala em diplomacia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola