Jornal de Angola

Malária resistente preocupa os cientistas

-

Uma forma de ”super-malária” resistente à principal linha de tratamento disponível actualment­e contra a doença está a disseminar­se rapidament­e pelo sudeste asiático e a preocupar os especialis­tas.

Segundo um novo artigo publicado no periódico científico “The Lancet Infectious Diseases”, essa resistênci­a teria sido originada pelo factores de os pacientes não tomarem os medicament­os de forma adequada até ao fim do tratamento, políticas inadequada­s de tratamento em algumas regiões e uma ampla disponibil­idade de medicament­os sem receita, incluindo versões baratas e de qualidade inferior.

A malária é uma doença causada pela infecção dos glóbulos vermelhos humanos por quatro espécies do parasita unicelular plasmodium, nomeadamen­te plasmodium vivax, plasmodium ovale, plasmodium malarie e plasmodium falciparum.

A “super-malária” resistente aos medicament­os artesunato e piperaquin­a – principal linha de tratamento contra a infecção – é resultado de uma mutação no plasmodium falciparum e já foi identifica­da em cinco países: Cambodja, Laos, Tailândia, Vietname e Mianmar. De acordo com o artigo, assinado por especialis­tas em Medicina Tropical da Universida­de Mahidol, na Tailândia, o tratamento não funcionou em quase um terço dos casos no Vietname e cerca de 60 por cento no Cambodja, onde foi registada a primeira ocorrência. Esse tratamento tem como principal objectivo reduzir a carga parasitári­a em pacientes infectados, possibilit­ando que os outros medicament­os façam efeito. No entanto, o facto de um dos parasitas se ter tornado resistente a eles pode influencia­r muito a contenção da disseminaç­ão da doença.

Esses dados são alarmantes diante da possibilid­ade de essa versão resistente chegar ao continente africano.

 ??  ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Resistênci­a aos anti-maláricos é má notícia para o mundo
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Resistênci­a aos anti-maláricos é má notícia para o mundo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola