Jornal de Angola

Estudantes do ensino secundário demonstram as suas habilidade­s

Público apreciou os trabalhos manufactur­ados que foram produzidos com a supervisão dos professore­s nas aulas de Educação Laboral e Visual e Plástica

-

Os estudantes do I e II ciclos do ensino secundário do município do Kilamba Kiaxi, na província de Luanda, apresentar­am nesta segundafei­ra as suas habilidade­s artísticas e criativas na primeira edição da Feira Municipal da Educação.

O certame ocorreu no campo multiuso da Vila Estoril, distrito do Nova Vida, e contou com a participaç­ão de estudantes de 47 escolas públicas e privadas que apresentar­am trabalhos manufactur­ados produzidos nas aulas de Educação Laboral e Visual e Plástica. Foram expostas obras de tapeçaria, escultura, decoração, pintura, desenho e projectos de arquitectu­ra e construção civil feitos a partir de material reciclado como palitos de fósforo, latas, garrafas de plástico e de vidro, jornais, papelão, cascas de ovo e de frutas como maboque e coco.

Os alunos usaram ainda material como linhas de coser, gesso, cartolina, argila, areia, plasticina, tecido, colheres descartáve­is e bens alimentare­s como arroz, massa alimentar, feijão e outros.

Peças como colares, pulseiras, mesas, abajures, candeeiros de banca, chinelos, carteiras, pastas de documentos, porta-telemóveis, cestos, porta-retratos e instrument­os musicais, entre outros produtos, estiveram igualmente patentes na feira. Há a destacar os trabalhos produzidos por alunos da escola de ensino especial, como de uma menina que fez desenhos com os membros inferiores. Os estudantes do Instituto Médio Politécnic­o Emília Sangu, do curso de Análises Clínicas, efectuaram testes de despistage­m de malária, diabetes e controlo da pressão arterial.

A feira, organizada pela Direcção Municipal da Educação do Kilamba Kiaxi, decorreu sob o lema "Honrando a memória de Neto, desenvolva­mos a criativida­de do aluno". A actividade, que terá uma periodicid­ade anual, visa estimular a criativida­de entre os alunos e promover a criação de equipas multidisci­plinares para o acompanham­ento social e educaciona­l dos alunos, partindo das famílias para as comunidade­s.

A administra­dora municipal do Kilamba Kiaxi, Albina Guilhermin­a Luísa, disse que, com eventos como a feira académica, os alunos ganham espírito empreen- dedor e impulso para criarem empresas, contribuin­do assim para o cresciment­o da economia.

Manifestou satisfação pela qualidade dos produtos expostos e considerou os seus autores verdadeiro­s artistas devido à criativida­de e habilidade demonstrad­os.

Segundo a administra­dora municipal, estavam em exibição "trabalhos feitos com muita criativida­de e inovação, que se bem aproveitad­os poderão dar uma grande contribuiç­ão para a economia angolana."

 ??  ?? CONTREIRAS PIPAS | EDIÇÕES NOVEMBRO Estudantes do Kilamba Kiaxi tiveram a oportunida­de de evidenciar a sua criativida­de
CONTREIRAS PIPAS | EDIÇÕES NOVEMBRO Estudantes do Kilamba Kiaxi tiveram a oportunida­de de evidenciar a sua criativida­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola