Jornal de Angola

História do Cuanza-Sul é revivida em exposição

-

Mais de uma centena de fotografia­s que retratam as potenciali­dades da província do Cuanza-Sul nos vários domínios, com destaque para os sectores cultural, económico, social e turístico, assim como a sua história, constam na exposição colectiva inaugurada, sábado, no Largo da Liberdade, na cidade do Sumbe.

A mostra tem como objectivo celebrar as festividad­es dos 100 anos daquela província, assinalado­s no passado dia 15, cujas fotos são da autoria do fotógrafo José Armando, feitas em toda a extensão da província.

Algumas fotos espelham projectos culturais, turísticos, atividades agropecuár­ias e plantação de café, palmeiras e outras culturas agrícolas.

O foco da exposição centra-se na história da província. As fotos são a preto e branco e retratam, ainda, as principais atividades ao longo dos 100 anos de existência da província, tal como o festival de música “FestSumbe”, que junta no Sumbe artistas nacionais e estrangeir­os, no auge das suas carreiras.

O expositor disse que a exposição pretende, também, mostrar aos jovens as oportunida­des de acesso ao primeiro emprego, após a sua formação académica.

“Muitos jovens terminam a sua formação vêm-se limitados na identifica­ção de oportunida­des de emprego, pensando que só podem trabalhar na capital.”

José Armando apelou aos estudantes de ciências agrárias para pesquisare­m as potenciali­dades da província, no domínio empresaria­l.

A cerimónia de inauguraçã­o da exposição foi testemunha­da pelo responsáve­l da Cultura, delegados e directores da Justiça, Juventude e Desportos e Instituto Nacional da Criança (INAC).

A 15 de Setembro de 1917, no âmbito da portaria número 3865 do Governo colonial português, subdividiu-se o então distrito do Cuanza em dois (CuanzaSul e Cuanza-Norte).

 ??  ?? FERNANDO CAMILO | SUMBE | EDIÇÕES NOVEMBRO Exposição fotográfic­a mostra as potenciali­dades da região
FERNANDO CAMILO | SUMBE | EDIÇÕES NOVEMBRO Exposição fotográfic­a mostra as potenciali­dades da região

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola