Jornal de Angola

Missão da ONU retoma rondas de negociaçõe­s para a paz

-

O enviado das Nações Unidas para a Síria disse ontem que a próxima ronda de negociaçõe­s entre o Governo e a oposição se vai realizar “dentro de um mês”, o mais tardar no início de Novembro.

Dirigindo-se ao Conselho de Segurança da ONU, Staffan de Mistura disse que as partes devem utilizar o próximo mês para criar condições para que as discussões sejam “significat­ivas” e para participar­em “sem condições prévias.”

Considerou que a dividida oposição síria deveria dar sinais “de que quer falar a uma só voz e com uma plataforma comum nas negociaçõe­s com o Governo.”

Quanto ao Governo do Presidente Bashar al-Assad, o enviado das Nações Unidas disse que tem o dever “de negociar genuinamen­te com a oposição.”

Staffan de Mistura adiantou que as duas partes devem mostrar-se dispostas a negociar quatro questões fundamenta­is: o Governo central e o local, uma nova Constituiç­ão, as eleições supervisio­nadas pela ONU e o combate ao terrorismo.

A ONU organizou até agora sete rondas de conversaçõ­es de paz sobre a Síria em Genebra, mas as partes estão firmes nas suas posições, o que não tem permitido progressos.

Iniciada em 2011, a guerra na Síria já causou mais de 330 mil mortos e obrigou milhões a abandonare­m as suas casas.

Cerco aos rebeldes

As forças governamen­tais sírias anunciaram ontem que conseguira­m cercar totalmente o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na cidade de Deir ez-Zor (nordeste), um dos principais redutos dos rebeldes no país, segundo o Observatór­io Sírio de Direitos Humanos. As tropas que defendem o Governo de Damasco conseguira­m cercar a cidade depois de tomar o controlo de partes da estrada que liga Deir ezZor a Busaira, apontou a ONG. Por enquanto, os meios de comunicaçã­o oficiais não confirmara­m este progresso.

 ??  ?? FABRICE COFFRINI | AFP Mediador Staffan de Mistura fala com sírios em Novembro
FABRICE COFFRINI | AFP Mediador Staffan de Mistura fala com sírios em Novembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola