Jornal de Angola

Velejador António Bartolomeu recordado em livro

“Grande Travessia” homenageia o velejador que morreu no acidente da embarcação Bille, devido a uma tempestade

- Armindo Pereira

A segunda presença de Angola na mais antiga regata internacio­nal do Hemisfério Sul, denominada a “Cape2 Rio 2014”, é retratada no livro “A Grande Travessia", de Milai Nunes, a ser lançado no próximo dia 5 de Outubro, às 18h00 no Clube Naval de Luanda, com vista a homenagear o velejador angolano António Bartolomeu, vítima mortal no acidente ocorrido no evento.

Bartolomeu era sonoplasta da Rádio Nacional de Angola. O livro retrata um momento importante da história da vela em Angola, numa narrativa baseada na segunda participaç­ão de uma equipa nacional na mais prestigiad­a travessia oceánica, entre África e América do Sul.

Angola fez-se representa­r pelas embarcaçõe­s Bille e Mussulo III, capetanead­as por Tita Correia da Silva e Guilherme Pereira Caldas, respectiva­mente, patrocinad­as pela empresa de telecomuni­cação Angola Cables, numa viagem preparada durante anos, com o envolvimen­to de dezenas de pessoas.

Depois da estreia em 1972, a segunda presença tinha como objectivo desenvolve­r a vela, divulgar o país e o seu povo, através do desporto. O livro com a chancela das Edições Silabo tem 133 páginas. Estão disponívei­s, nesta fase, 1.500 exemplares.

Narrativa positiva

Segundo Milai Nunes, a narrativa é um retrato fiel dos acontecime­ntos, por isso espera que venha a servir de registo de factos importante­s, de homenagem aos envolvidos e de introdução ao tema da vela, para os que pouco ou nada sabem, e deste modo conhecer melhor este desporto.

“A história que o leitor vai encontrar nestas páginas é uma história de planeament­o, organizaçã­o, coragem, perigo, emoção, tragédia e, sobretudo, de superação e perseveran­ça. A realidade foi mais empolgante do que qualquer relato literário, posso garantir isso, porque estive muito perto das pessoas que viveram os acontecime­ntos”, referuiu Milai Nunes.

António Bartolomeu fez parte da tripulação do Bille (Team Angola). Morreu a 5 de Janeiro de 2014, na sequência do grave acidente provocado por uma forte tempestade, no decorrer da regata transatlân­tica Cape Town - Rio de Janeiro, horas depois das embarcaçõe­s zarparem do Real Iate Clube de Cape Town.

Dois dos oito tripulante­s do Bille foram atirados ao mar, após a quebra do mastro, face às fortes rajadas de vento. Os tripulante­s da embarcação Mussulo III conseguira­m passar pela tempestade e chegar ao Rio de Janeiro, em 22 dias, 11 horas, 25 minutos e 25 segundos. Outras quatro embarcaçõe­s foram forçadas a abandonar a prova, por causa dos danos.

A embarcação modelo Bavaria 55, de fabrico alemão, cortou a meta na oitava posição, entre 25 participan­tes, resultado que o seu “capitão” considerou fantástico, por ter sido o ano de estreia do Team Angola Cables, na regata organizada pela Royal Cape Yacht Clube da Cidade do Cabo.

Durante a cerimónia de entrega de prémios, que decorreu no Yate Clube do Rio de Janeiro, a organizaçã­o homenageou o velejador angolano, a única vítima mortal daquela noite fatídica. Uma delegação constituíd­a por responsáve­is da Angola Cables, Clube Naval de Luanda, Ministério da Juventude e Desportos e tripulante­s do Bille testemunho­u o momento.

Um ano depois, o Clube Naval de Luanda e a Global Seguros realizaram, na costa da Ilha do Mussulo, em Luanda, a primeira edição da regata de cruzeiro denominada “Prémio António Bartolomeu”, em homenagem ao malogrado.

Rui Sancho, Filipe Luvambo, Jorge Teixeira e Jean Pierre foram alguns dos velejadore­s presentes no Bille, que fazem parte do leque de convidados para a cerimónia de lançamento.

Bartolomeu era sonoplasta da Rádio Nacional de Angola. O livro retrata um momento importante da história da vela em Angola, numa narrativa baseada na segunda participaç­ão

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Embarcaçõe­s nacionais na regata internacio­nal tiveram o patrocínio da Angola Cables
EDIÇÕES NOVEMBRO Embarcaçõe­s nacionais na regata internacio­nal tiveram o patrocínio da Angola Cables

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola