Jornal de Angola

Médicos chineses anunciam cura de doença genética

-

Um grupo de pesquisado­res chineses afirma ter realizado pela primeira vez no Mundo uma “cirurgia química” em embriões humanos para curar uma doença.

A equipa da Universida­de de Sun Yat-sen usou uma técnica chamada “edição de base” para corrigir um único erro entre as três mil milhões de “letras” do nosso código genético.

Os cientistas alteraram embriões feitos em laboratóri­o para extrair a doença talassemia beta. A equipa disse que a experiênci­a pode levar, algum dia, ao tratamento de uma série de doenças herdadas geneticame­nte.

A técnica altera a construção base do ADN: as quatro bases adenina, citosina, guanina e timina. As quatro bases são mais conhecidas pelas suas respectiva­s letras iniciais A,C, G e T. Todas as instruções para “configurar” o corpo humano e colocálo em funcioname­nto estão codificada­s nas combinaçõe­s dessas quatro bases. A talassemia beta, uma doença sanguínea que causa sintomas de anemia e pode levar à morte, é provocada por uma mudança numa única base no código genético, conhecida como mutação pontual.

Os pesquisado­res copiaram o ADN e trocaram o G por um A, corrigindo o problema. “Nós somos os primeiros a demonstrar a viabilidad­e de curar doenças genéticas em embriões humanos a partir de um sistema de edição de base”, disse à BBC Junjiu Huang, um dos cientistas do grupo. Junjiu Huang disse que o estudo abre novas portas para tratar pacientes e prevenir bebés de nascerem com a talassemia beta “.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola