Jornal de Angola

Diplomacia francesa aposta no diálogo

-

O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, disse ontem que o “duelo verbal” do Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, com a Coreia do Norte não é o melhor método para lidar com a crise nuclear e pediu-lhe para concentrar a sua atenção no aumento da pressão diplomátic­a sobre Pyongyang.

Declaraçõe­s beligerant­es de Donald Trump e do líder norte-coreano, Kim Jongun, nas últimas semanas despertara­m temores de que um erro de cálculo provoque acções com repercussõ­es inimagináv­eis.

“O método de Trump talvez não seja o melhor, mas ao mesmo tempo não deveríamos confundir as responsabi­lidades”, disse Jean-Yves Le Drian à BFM TV. “O país que está a romper os acordos nucleares internacio­nais é a Coreia do Norte. O presidente Trump está a reagir a isso vigorosame­nte, mas sem dúvida existe uma maneira de agir de maneira diferente usando pressão e sanções”, acrescento­u.

O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, acusou Donald Trump de declarar guerra ao seu país e alertou que Pyongyang vai abater aviões de guerra dos EUA próximos da Península Coreana, depois bombardeir­os norte-americanos terem voado perto da sua fronteira.

O ministro norte-coreano reagiu a afirmações do Presidente americano, Donald Trump, aonde acusa Kim Jong-un e Ri Yong Ho “não estão por perto muito mais tempo se cumprirem as suas ameaças contra os EUA.

 ??  ?? J BRENDAN SMIALOWSKI | AFP
J BRENDAN SMIALOWSKI | AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola