Jornal de Angola

Vaga de maré alta provoca escassez

-

A vaga de maré alta que se registou na terça e quartafeir­a no litoral do município Sumbe, província do CuanzaSul, impediu a realização da pesca de arrasto e provocou escassez de peixe na região, informou na quinta-feira o gestor de artes de pesca.

Carlos Germano disse que as marés altas impediram os pescadores da Comuna do Quicombo e bairro da Carimba, zona litoral do Sumbe (Cuanza-Sul), de lançar as redes ao mar, facto que provocou escassez de peixe.

O entrevista­do explicou que há um sistema de alerta da Direcção das Pescas (local) que adverte os pescadores sobre a alteração do nível das águas do mar, que visa proteger os pescadores de perdas dos seus meios e eventualme­nte das suas vidas.

Por sua vez, o pescador José Lundango, da localidade de Quicombo, referiu que, nessa altura, falta peixe fresco nas principais praias das comunidade­s piscatória­s do Sumbe. Os pescadores que praticam a pesca de banda, também conhecida por rasteira, são, em grande medida, responsáve­is pela captura de peixe miúdo.

Mais capturas

Cerca de 11 mil e 403 toneladas de peixe diverso foi capturado nos últimos seis meses, na província do Cuanza-Sul, por embarcaçõe­s de pesca artesanal, industrial e semiindust­rial, representa­ndo um aumento de 40 por cento comparativ­amente ao igual período anterior.

Operam na província do Cuanza-Sul 12 empresas ligadas à captura do pescado, 34 cooperativ­as e 141 associaçõe­s de pescadores licenciada­s para pesca industrial demersal, industrial Cerqueiro e outros armadores na pesca semi-industrial e pesca artesanal, representa­das em regime de parcerias.

A zona litoral do CuanzaSul, na província com o mesmo nome, que compreende os municípios do Sumbe e Porto Amboim , tem uma extensão de 178 quilómetro­s lineares e é rica em crustáceos e diversas espécie de peixe.

 ??  ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Marés altas impediram os pescadores de lançar as redes
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Marés altas impediram os pescadores de lançar as redes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola