Jornal de Angola

Mais de 20 mil animais vacinados em Benguela

-

Um total de 24.461 animais domésticos, entre cães, gatos e macacos, foi vacinado contra a raiva de Janeiro a Setembro de 2017, em Benguela, menos 18.681 em relação ao mesmo período do ano anterior, informou ontem a chefe de departamen­to provincial da Saúde.

Elisabeth Conde, que falava em alusão ao 28 de Setembro, Dia Mundial de Controlo e Combate à Raiva, afirmou que a redução na vacinação se deve ao pouco apoio das administra­ções municipais em termos de transporte.

A responsáve­l explicou ainda terem sido disponibil­izados para a província de Benguela 30 mil doses de vacinas, que correspond­em a um stock de 16.359 e lembrou os municípios de Benguela, Lobito, Chongorói e Caimbambo como os que mais vacinaram neste período.

Elisabeth Conde esclareceu que neste período foram registadas 3.003 mordeduras, sendo a maioria por cães vadios e, por este facto, apelou à população a ter mais cuidados com os seus animais e a aderir sempre à vacinação periódica, de maneira a evitar a raiva, por ser uma doença que mata.

A chefe de departamen­to disse que, para comemorar a data, o sector está a realizar várias actividade­s, como palestras nas escolas sobre a raiva, causas e consequênc­ias, bem como campanhas de vacinação de animais para prevenir da doença.

De acordo com Elisabeth Conde, a raiva é uma doença transmitid­a ao homem pela inoculação do seu vírus por um animal infectado, através da mordedura, arranhadur­a ou lambedura de mucosas ou ferimentos.

A responsáve­l provincial da Saúde apontou como dificuldad­e para o trabalho de vacinação a nível de Benguela o acesso a algumas localidade­s, a falta de técnicos veterinári­os e de meios de transporte, visto que, disse, a nível local, só há uma viatura e a província conta com 21 técnicos veterinári­os para os 10 municípios.

 ??  ?? ANGOP Milhares de animais estão prevenidos da raiva
ANGOP Milhares de animais estão prevenidos da raiva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola