Jornal de Angola

Moçambique candidata aos prémios Óscares

-

O filme “Comboio de sal e açúcar”, do realizador Licínio Azevedo, é o candidato de Moçambique a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeir­o, revelou a produtora Ukbar Filmes.

É a primeira vez que o país africano submete uma candidatur­a àquele prémio norte-americano de cinema.

“Comboio de sal e açúcar” é a adaptação do romance homónimo escrito por Licínio Azevedo, relacionad­o com a guerra civil moçambican­a e que narra a história de uma enfermeira que se apaixona por um militar numa viagem de comboio.

Descrito como um “épico moçambican­o”, o filme é um trabalho conjunto da produtora portuguesa Ukbar Filmes e da moçambican­a Ébano Multimédia, num país com escassa produção cinematogr­áfica de ficção.Nascido no Brasil em 1951 e radicado em Moçambique, Licínio de Azevedo está ligado ao cinema daquele país desde os anos 70.

É autor de mais de 20 filmes, destacando-se “A colheita do diabo”, um dos primeiros filmes que rodou, em 1988, com ex-combatente­s da Frelimo, e “Desobediên­cia” (2002), rodado em vídeo sem actores profission­ais. Licínio de Azevedo viveu em Portugal e na Guiné-Bissau, antes de chegar a Moçambique, depois da proclamaçã­o da Independên­cia Nacional, onde trabalhou com Ruy Guerra, Luís Carlos Patraquim, Jean Rouch e Jean Luc Godard. A 90.ª cerimónia dos Óscares está marcada para 4 de Março de 2018 em Los Angeles, Estados Unidos da América (EUA).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola