Jornal de Angola

Código Penal está entre as prioridade­s

- Edna Dala

A reforma da Justiça, com destaque para a actualizaç­ão do Código Penal, está no topo das prioridade­s do novo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos.

Francisco Queiroz, que falava durante a cerimónia da sua apresentaç­ão aos funcionári­os do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, admitiu que a actualizaç­ão do Código Penal merece maior celeridade, defendendo que seria muito bom se o diploma fosse aprovado ainda este ano. O ministro garantiu que tudo vai ser feito para a sua aprovação. Lembrou que o Código Penal é um diploma que esteve no ano passado no Parlamento, sem que no entanto fosse aprovado.

Dentre as matérias que também merecem atenção especial do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos consta a identifica­ção civil, os serviços de notário e registo, que, na sua óptica, merecem algum cuidado, particular­mente nos aspectos relacionad­os com a celeridade e a burocracia.

Francisco Queiroz afirmou que o novo desafio é mais facilitado porque a gestão do seu antecessor permite que esta passagem seja feita de forma harmoniosa, o que, em seu entender, vai facilitar, grandement­e, a sua missão que encara com alguma tranquilid­ade. Acompanhad­o do seu antecessor, Rui Mangueira, o ministro frisou que o sector que dirige tem a grande responsabi­lidade da moralizaçã­o do sistema.

Para que a orientação se cumpra, Francisco Queiroz disse que o ministério tem a obrigação de criar um ambiente institucio­nal para a aplicação deste instrument­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola