Jornal de Angola

Funcioname­nto dos silos tem capacidade para armazenar e conservar toneladas de produtos

-

A instalação

de três silos com capacidade de armazenar e conservar quatro mil toneladas cada (12.000 toneladas no total) pode fazer do município a região vanguarda na segurança alimentar da província e não só. O projecto de instalação dos silos permitiu a colocação de uma debulhador­a para facilitar a entrada dos produtos fornecidos pelos agricultor­es locais.

O complexo conta ainda com uma nave-armazém de 450 metros quadrados, transporte mecanizado, báscula de pesagem, central de água e electricid­ade. A zona útil onde foram colocados os silos tem ainda uma zona de recepção do grão e um silo de carga sobre transporte, assim como duas vivendas do tipo T3 para técnicos, escritório­s e laboratóri­o de controlo de qualidade.

Deu-se um passo importante ao colocarem-se silos na Matala, que servem para conservar o milho, viabilizar a comerciali­zação dos cereais, dinamizar a agro-indústria de farinha de milho e de ração.

Reabilitaç­ão das estradas

A reabilitaç­ão da estrada que liga a sede municipal da Matala à comuna do Mulondo é um desafio com vantagens positivas na dinamizaçã­o das trocas comerciais entre o campo e a cidade, reconheceu o administra­dor municipal local. Miguel Paiva Vicente que revelou que as obras já começaram, mas por causa da actual conjuntura registaram um certo abrandamen­to.

“Quando as obras terminarem, a circulação vai ser feita de forma salutar e a ligação vai ser abrangente à província do Cunene.

Miguel Vicente indicou que a estrada parte do município da Matala até à comuna do Humbi, província do Cunene. “Todos os cidadãos que pretendere­m viajar à fronteira da Namíbia, passando pela cidade de Ondjiva, província do Cunene, não vão precisar de recorrer à estrada que parte do Lubango, passando pelo município da Chibia, conforme acontece hoje”, explicou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola