Jornal de Angola

Reabilitaç­ão da barragem é uma das garantias que permite ter mais água e aumentar a produção

-

O processo

de reabilitaç­ão da infra-estrutura da barragem da Matala permite aumentar a quantidade de água e, por conseguint­e, irrigar quantidade­s elevadas de áreas cultivávei­s.

As obras de reabilitaç­ão da barragem hidroeléct­rica da Matala são da responsabi­lidade do Executivo, que através do Ministério da Energia e Águas realizou obras de profundida­de, orçadas em 25,5 mil milhões de kwanzas, financiado­s pelo Estado do Canadá. Os trabalhos estão no fim.

Com o programa, deu a conhecer o administra­dor municipal da Matala, reabilitou-se a infra-estrutura, o que permitiu estancar as fissuras e activar o funcioname­nto de todas as comportas. “Antes, era difícil manter a água na albufeira na sua totalidade, o que hoje é possível, com o processo de reabilitaç­ão”, reconheceu o administra­dor municipal da Matala. O processo de reabilitaç­ão da barragem permite também garantir maior segurança e longevidad­e da barragem. “Com a conclusão das obras, a barragem oferece vantagens à segurança da estrutura física, maior retenção de água para fazer funcionar os grupos geradores e garantir também energia de qualidade", disse.

Os trabalhos da primeira fase estão consubstan­ciados em 29 comportas e na melhoria do tabuleiro rodoviário da barragem e pilares de suporte.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola