Jornal de Angola

Exército conquistou cidades em Al Hauiya

-

As forças iraquianas recuperara­m 35 localidade­s até então ocupadas pelo Estado Islâmico (EI), como parte da segunda fase da ofensiva militar lançada na sexta-feira em Al Hauiya, na província de Kirkuk (norte), um dos dois últimos redutos do grupo.

As milícias pró-governo Multidão Popular detalharam num comunicado que, após libertarem essas localidade­s, as forças iraquianas situamse agora a cerca de 13 quilómetro­s do centro da cidade de Al Hauiya. O primeiromi­nistro iraquiano, Haider al Abadi, anunciou na sextafeira o lançamento da segunda fase da ofensiva de Al Hauiya, na qual participam, junto com a Multidão Popular, a Polícia Federal, a Força de Resposta Rápida, a milícia sunita Multidão dos Clãs e as Forças Antiterror­istas.

Essas forças conseguira­m neste sábado tomar o controlo de 75 por cento da estrada que liga Kirkuk a Tikrit (norte) e recuperar as colinas de Hemrin, no sudeste de Al Hauiya, onde tomaram o controlo de várias sedes do Estado Islâmico e um quartel de treino dos extremista­s. Na primeira fase dessa ofensiva, que começou em 21 de Setembro, as forças iraquianas recuperara­m 103 localidade­s e zonas situadas tanto em Kirkuk como na vizinha província de Saladino e mataram pelo menos 557 extremista­s do Estado Islâmico.

Esta ofensiva coincide com uma crise entre o Governo iraquiano e a região autónoma do Curdistão, que na segunda-feira passada realizou um referendo de independên­cia.k, província.

 ??  ?? AHMAD AL-RUBAYE | AFP Tropas iraquianas apoiadas por milícias fazem progressos
AHMAD AL-RUBAYE | AFP Tropas iraquianas apoiadas por milícias fazem progressos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola