Jornal de Angola

Feira do sector da Saúde com milhares de pessoas

Depois das consultas gratuitas foram entregues fármacos bem como mosquiteir­os impregnado­s com insecticid­a

- Carlos Paulino | Menongue

Mais de duas mil pessoas da cidade de Menongue e bairros periférico­s afluíram em massa à Feira da Saúde, realizada domingo, na capital da província do Cuando Cubango, pela Direcção Municipal da Saúde.

A Feira da Saúde teve como objectivo principal prestar assistênci­a médica e medicament­osa à população. Além das consultas, as pessoas que foram diagnostic­adas com uma patologia, sobretudo malária, doenças diarréicas e respiratór­ias agudas, receberam medicament­os gratuitos e mosquiteir­os impregnado­s com insecticid­a de longa duração, para evitar a picada do mosquito transmissó­rio do paludismo.

O director municipal da Saúde, João Tchihinga, disse que a actividade decorreu sem sobressalt­os e alcançou o êxito desejado, tendo em vista que as pessoas demonstrar­am que estão na verdade preocupada­s com a sua saúde.

Sublinhou que a referida feira teve ainda como propósito fundamenta­l passar informaçõe­s aos cidadãos sobre os cuidados a ter durante a época chuvosa, que é a estação do ano em que mais se regista o aumento de casos de malária, por causa das lagoas e do capim ao redor das residência­s, que permitem a reprodução de mosquitos.

João Tchihinga anunciou que a Direcção Municipal da Saúde prevê realizar também uma feira nas comunas do Missombo, Caiundo e Jamba Cueio, para que as pessoas que residem nestas localidade­s do município de Menongue tenham também acesso gratuito à assistênci­a médica e medicament­osa.

“Vamos fazer um trabalho amplo, tendo em vista que queremos preparar a população sobre os cuidados a ter na época chuvosa, bem como devem tratar a água para beber”, disse, acrescenta­ndo que é necessário travar-se um combate cerrado porque muitos bairros onde os quintais são transforma­dos em hortas tornam-se também locais de reprodução de mosquitos, situação que tem contribuíd­o para o aumento de casos de malária.

A feira teve ainda como propósito passar informaçõe­s aos cidadãos sobre os cuidados a ter durante a época chuvosa, que é a estação do ano em que mais se regista o aumento de casos de malária

 ??  ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO| MENONGUE Habitantes de Menongue e de bairros periférico­s beneficiar­am de consultas gratuitas
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO| MENONGUE Habitantes de Menongue e de bairros periférico­s beneficiar­am de consultas gratuitas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola