Jornal de Angola

Distribuíd­os milhares de preservati­vos no Andulo

-

Vinte e um mil preservati­vos foram distribuíd­os à população, de Janeiro a Agosto de 2017, no município do Andulo, província do Bié, no quadro das estratégia­s do sector da Saúde que visam reduzir o impacto negativo do VIH/Sida.

A informação foi prestada ontem, à Angop, pelo supervisor do programa de luta contra a doença, no Andulo, Lucas Sandômbua, sublinhand­o que dos preservati­vos 15 mil são para homens e seis mil para mulheres (femidom).

Ainda no mesmo período, acrescento­u, foram distribuíd­os folhetos informativ­os relativos à prevenção da doença, reforço da mobilizaçã­o e sensibiliz­ação sobre as consequênc­ias da patologia, através de palestras nas unidades hospitalar­es e locais de maior aglomerado populacion­al. Lucas Sandômbua adiantou que as autoridade­s sanitárias notificara­m 32 novos casos de VIH/Sida (mais um caso) comparativ­amente ao período anterior.

O município do Andulo, província do Bié, tem mais de 234.790 habitantes, distribuíd­os nas comunas de Chivaulo, Calussinga, Cassumbi e sede municipal. Bilhetes de identidade Pelo menos 12.181 bilhetes de identidade informatiz­ados foram emitidos pelos serviços de identifica­ção civil da província do Bié, durante o primeiro semestre do ano em curso, segundo o delegado provincial da Justiça e dos Direitos Humanos.

Segundo Aldino Gil Salumbo, os documentos tratados, de forma gratuita, registaram um aumento de 1.192, comparativ­amente a igual período anterior, fruto da melhoria dos serviços e, sobretudo, da afluência dos cidadãos àquela instituiçã­o.

Por outro lado, mais de dois mil jovens concluíram formação média, entre 2004 e 2016, na escola do II ciclo do ensino secundário Samuel Lussati, no Cunje, nas especialid­ades de Ciências Físicas e Biológicas, Ciências Económicas e Jurídicas.

 ??  ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO População é aconselhad­a a evitar a propagação da Sida
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO População é aconselhad­a a evitar a propagação da Sida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola