Jornal de Angola

Obras de barragens entre as prioridade­s

-

A conclusão da construção de barragens de contenção de água nos municípios dos Gambos, Chibia e Lubango, para mitigar os efeitos da seca, cujas obras tiverem início em 2014 e paralisada­s pelo actual contexto económico do país, constam das prioridade­s do governador da Huíla, Marcelino Tyipinge, reconduzid­o ao cargo.

O facto foi anunciado no fim-de-semana, no Lubango, pelo governador provincial, afirmando tratar-se das barragens da Embala do Rei dos Gambos, no Combo (na comuna da Quihita), sobre o rio Caculuvale, no Lubango, e a micro turbina hidro-eléctrica de Chicomba.

Afirmou que o objectivo desses investimen­tos é melhorar o fornecimen­to de água no meio rural, tanto para a agricultur­a como para o gado, fazendo face aos efeitos da seca, que tem estado a assolar a região. Fez saber que existem outras acções para coordenar com a agricultur­a, como a recuperaçã­o de outras barragens no interior da Huíla, que estão na eminência do colapso total, se não forem intervenci­onadas.

“A agricultur­a familiar e de grande escala estarão entre as nossas prioridade­s, mas na responsabi­lidade do sector privado, onde a indústria será um complement­o para permitir a transforma­ção dos produtos do campo e não só”, realçou.

Marcelino Tyipinge afirmou que no sector da Educação se provê a conclusão das obras das escolas, ao passo que no da Saúde vai ser dada atenção especial à finalizaçã­o do hospital pediátrico e à maternidad­e na zona da Eywa, bem como ao equipament­o dos hospitais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola