Jornal de Angola

Artistas da Huíla apelam à criação de indústria

-

Artistas huilanos destacados em diversos géneros musicais defenderam, sábado, na cidade do Lubango, a necessidad­e da criação de uma indústria de produção musical que contribua para uma maior divulgação das obras discográfi­cas.

Em entrevista à Angop, no âmbito do Dia Internacio­nal da Música, assinalado, a 1 de Outubro, os artistas afirmam que com uma indústria de produção de artefactos, como instrument­os musicais, de estúdio e CD, haverá mais qualidade e incentivo na música.

Com mais de dez anos de carreira, Anjo Blex sublinhou que uma indústria da música vai, sem sombras de dúvidas, incentivar a nova geração a enveredar, em grande forma, neste mundo artístico e na produção de mais obras discográfi­cas para o seu consumo. “Uma infra-estrutura de artes fará com que os artistas sejam mais valorizado­s e os produtos produzidos poderão ser mais comerciali­zados, sem grandes sobressalt­os no país, e não só”, disse.

O coordenado­r provincial da União Nacional dos Artistas e Compositor­es (UNAC) na Huila, Pedro Kanga, considerou imperioso que a classe empresaria­l aposte neste segmento da vida, que é rentável, já que muitos artistas têm de deslocar-se para outros destinos, a fim de gravar as suas obras.

A directora provincial da Cultura na Huila, Maria Marcelina Gomes, acredita que a lei do mecenato, ainda por regulament­ar, pode abrir portas para o sucesso da arte.

Segundo ela, a fábrica vai também ajudar a impulsiona­r a música tradiciona­l folclórica no país e, consequent­emente, a redução dos preços dos produtos, e a propagação de distintas obras discográfi­cas com pendor virado a preservaçã­o da identidade cultural nacional.

O Dia Mundial da Música comemora-se anualmente a 1 de Outubro, data instituída em 1975 pelo Internacio­nal Music Council.

 ??  ?? ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Cantores da Huíla preocupado­s com surgimento da indústria
ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Cantores da Huíla preocupado­s com surgimento da indústria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola