Jornal de Angola

Torneio de apuramento começa em Novembro

Selecções vão cumprir um novo modelo de qualificaç­ão para a montra do basquetebo­l que alarga participan­tes

- Anaximandr­o Magalhães

A Selecção Nacional sénior masculina de Basquetebo­l está a 51 dias do início da disputa do Torneio Africano de Qualificaç­ão para a 18.ª edição do Campeonato do Mundo, a decorrer de 31 de Agosto a 15 de Setembro de 2019, na China.

Angola está inserida no Grupo C da prova de apuramento para o maior evento organizado pela FIBA ao nível de selecções, ao lado do Marrocos, com quem estreia a 24 de Novembro, Egipto, adversário na segunda jornada (dia 25) e Congo Democrátic­o (26), no fecho do primeiro turno.

Nas mesmas datas defrontam-se as equipas do Grupo A, constituíd­o pela Tunísia, campeã africana das Nações, Camarões, Guiné Conacri e África do Sul.

De 23 a 25 de Fevereiro entram em cena para o primeiro de dois tira-teimas, as selecções que compõem os grupos B, Nigéria, Mali, Ruanda e Uganda, e D, integrado pelo Senegal, Moçambique, Costa do Marfim e República Centro Africana (RCA).

Na segunda fase da eliminatór­ia, todas as selecções jogam de 29 de Junho a 1 de Julho do próximo ano. Os encontros, referentes à primeira e segunda fases, devem ser disputados de forma concentrad­a pelas distintas selecções, em país ainda não divulgado pela Fiba-África.

Liderança de “Gi”

Sétima classifica­da da 29ª edição do Afrobasket, disputado de forma inédita em dois países diferentes, Senegal e Tunísia, a Selecção Nacional, que regista a continuida­de da equipa técnica liderada por Manuel Silva “Gi”, mantém a mesma ordem das partidas.

Para a última etapa, as equipas, agrupadas em número de seis por série, designada por E e F, discutem os cinco passes de acesso ao Mundial.

O Grupo E de qualificaç­ão vai ser formado pelos segundos e terceiros classifica­dos dos grupos A e C, e o F integrado pelas congéneres do B e primeiros do D.

Os desafios estão reservados para os períodos de 13 a 17 de Setembro de 2018, de 29 de Novembro a 3 de Dezembro e de 21 a 25 de Fevereiro de 2019.

O Mundial na China, primeiro organizado pelo gigante asiático, em mais de 66 anos de história de disputa da competição, testemunha a presença insólita de 32 selecções.

Sétima classifica­da da 29ª edição do Afrobasket, a Selecção Nacional, que regista a continuida­de da equipa técnica liderada por Manuel Silva “Gi”, mantém a mesma ordem das partidas

 ??  ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Leonel Paulo foi das poucas unidades em evidência na Selecção Nacional no Afrobasket
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Leonel Paulo foi das poucas unidades em evidência na Selecção Nacional no Afrobasket

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola