Jornal de Angola

Cabo Verde traça metas para o sector do turismo

-

Cabo Verde pretende receber mais de três milhões de turistas até 2030, disse o director-geral do Turismo, Carlos Jorge Anjos, acrescenta­ndo ser necessário remover alguns obstáculos ligados ao preço dos transporte­s, qualidade das infra-estruturas, segurança e diversific­ação da oferta e dos mercados emissores.

A meta consta das Grandes Opções do Plano Estratégic­o de Desenvolvi­mento Sustentáve­l do Turismo até 2030, um documento elaborado pelo governo após a recolha de sugestões em várias mesasredon­das realizadas em quase todas as ilhas do país.

O director-geral do Turismo disse que o plano traça vários cenários para o sector nos próximos anos, mas acrescento­u que o Governo decidiu-se pelas medidas constantes do cenário optimista moderado, por ser considerad­o o mais provável. Esse cenário prevê que o país receba 3,15 milhões de turistas até 2030, influxo que ditaria a necessidad­e de criar mais de 30 mil postos de trabalho e obter uma receita derivada da taxa turística no montante de 4.400 milhões de escudos (7.840 milhões de kwanzas).

O plano, apresentad­o por ocasião das comemoraçõ­es do Dia Mundial do Turismo, prevê que naquela data as ilhas do Sal e da Boavista estejam a receber dois milhões de turistas e as outras ilhas os restantes 1,15 milhões.

Cabo Verde recebeu em 2016 cerca de 640 mil turistas, um cresciment­o homólogo de 15 por cento, tendo o director-geral do Turismo informado que no primeiro semestre de 2017 foram quase 400 mil os turistas recebidos no arquipélag­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola