Jornal de Angola

Três americanos premiados por pesquisas sobre o relógio biológico

-

O Prémio Nobel de Medicina de 2017 foi atribuído ontem a um trio de pesquisado­res americanos pelos seus trabalhos sobre o relógio biológico do corpo, que explica a adaptação do corpo aos ciclos do dia e da noite, assim como os transtorno­s do sono.

Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young foram premiados pelas suas “descoberta­s sobre os mecanismos moleculare­s que regulam o ritmo circadiano”, anunciou o Comité Nobel do Instituto Karolinska de Estocolmo.

O termo científico “ritmo circadiano” designa uma das funções vitais primordiai­s nos seres vivos multicelul­ares: regula o sono, o comportame­nto alimentar, a pressão arterial e a temperatur­a corporal.

A partir da observação de moscas, Jeffrey C. Hall e Michael Rosbash - que trabalhava­m na Universida­de Brandeis de Boston - e Michael W. Young, da Universida­de Rockefelle­r de Nova Iorque, isolaram em 1984 um gene que controla este ritmo biológico.

Hall e Rosbah demonstrar­am que o gene, caso funcione correctame­nte, codifica uma proteína que se acumula nas células durante a noite e desintegra-se durante o dia. Em 1994, Michael Young identifico­u um segundo gene do relógio biológico essencial para a regulação do ritmo circadiano.

A pesquisa moderna revelou o papel fundamenta­l destes mecanismos na saúde e na expectativ­a de vida, assim como as consequênc­ias nefastas do trabalho nocturno a longo prazo.

Rosbash, de 73 anos, nasceu em Missouri e obteve o doutorado em 1970 no Massachuse­tts Institute of Technology (MIT) de Cambridge (Estados Unidos). Hall, de 72 anos, nasceu em Nova Iorque e fez parte da sua carreira na Universida­de do Maine, em 2002. Hoje está aposentado. Young, de 68 anos, é natural de Miami e é professor desde 1978 na Universida­de Rockefelle­r

Em 2016, o Nobel de Medicina foi atribuído ao japonês Yoshinori Ohsumi pelas suas pesquisas sobre a autofagia, cruciais para entender como as células se renovam e a resposta do corpo à fome e às infecções.

O Prémio Nobel este ano tem uma dotação económica de 9 milhões de coroas suecas (1,1 milhão de dólares). O Nobel de Medicina foi o primeiro anunciado nesta edição. Nos próximos dias, serão anunciados os de Física e Química, assim como de Literatura e Paz. O vencedor do de Economia será anunciado na próxima segunda-feira.

 ??  ??
 ??  ?? HANDOUT | AFP Pesquisado­res americanos premiados pelas descoberta­s sobre o ritmo circadiano
HANDOUT | AFP Pesquisado­res americanos premiados pelas descoberta­s sobre o ritmo circadiano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola