Jornal de Angola

Quadros são formados para fazer investigaç­ão

- Victorino Joaquim

A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação apontou ontem, em Luanda, como uma das prioridade­s do seu mandato a formação de quadros para garantir um ensino e investigaç­ão de qualidade.

Maria do Rosário Bragança Sambo, que falava à imprensa no final da cerimónia de apresentaç­ão e passagem de pastas, salientou que “sem dúvidas as pessoas são o que mais importa. Portanto a prioridade é para os recursos Humanos, para sua capacitaçã­o e melhoria da sua qualificaç­ão”.

A ministra reconheceu que existem outros desafio ao nível do Ensino Superior, como a melhoria da qualidade do ensino. Ao nível da Ciência, Tecnologia e Inovação, referiu que devem ser criadas todas as condições para que esta área contribua para o desenvolvi­mento socio-económico e cultural de Angola. Para Maria do Rosário Bragança Sambo, constitui um grande desafio a junção dos antigos ministério­s do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia e Inovação, pelo facto de os dois sectores terem a responsabi­lidade de trabalhar para garantir o desenvolvi­mento do país, salientand­o que espera receber uma avaliação positiva por parte da sociedade quando terminar o exercício das funções.

“É um privilegio contar com os funcionári­os dos dois lados para juntos construirm­os este edifício que congrega o Ensino Superior e a Ciência, Tecnologia e Inovação com o objectivo de contribuir para o desenvolvi­mento do país”, frisou. Maria Sambo já foi funcionári­a do então Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola