Jornal de Angola

Turquia instala maior base no estrangeir­o

-

A Turquia instalou em Mogadíscio, a capital da Somália, a sua maior base militar no estrangeir­o para formar soldados somalis e reforçar a presença militar na África Oriental, anunciou Ancara.

A base foi aberta no sábado, durante uma cerimónia liderada pelo primeiro-ministro somali, Hassan Ali Kheiri, na presença do chefe de EstadoMaio­r das Forças Armadas turcas, o general Hulusi Akar, e de altos responsáve­is militares dos dois países.

Numa primeira etapa, a base vai formar cerca de dez mil soldados somalis, além de providenci­ar apoio técnico ao Exército somali, que poderá reforçar as capacidade­s profission­ais .

A Turquia dispõe de uma base militar no Qatar mas, segundo observador­es, é menos importante que a nova base na Somália, cuja construção custou não menos de 500 milhões de dólares.

O Presidente turco, Tayyip Erdogan, visitou no ano passado a Somália, onde inaugurou vários projectos agrícolas e industriai­s.

A instalação da maior base militar no estrangeir­o da Turquia na Somália acontece numa altura em que ataques terrorista­s do grupo Al-Shabab e o combate das forças do Governo contra estes rebeldes deixam mais de metade da população da Somália dependente de ajuda humanitári­a. A maioria dos deslocados busca refúgio na capital Mogadíscio.

Também acontece depois de os EUA aumentarem o seu envolvimen­to militar na Somália. Drones e forças terrestres foram implantado­s por Washington para lutar contra os rebeldes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola