Jornal de Angola

FAO lança agricultur­a para Estados insulares

-

A Organizaçã­o das Nações Unidas para a Alimentaçã­o e Agricultur­a (FAO) lançou, na semana passada, na cidade da Praia, o projecto “Adopção de Práticas Agrícolas Eficientes e Adaptadas ao Clima nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvi­mento em África”, noticiou a PANA.

O representa­nte da FAO, Rémi Nono Womdim, revelou que este projecto, financiado com um milhão 500 mil dólares, pelo Fundo Africano de Solidaried­ade Fiduciário, beneficia directamen­te Cabo Verde, Guiné-Bissau e as ilhas Seicheles, Maurícias, Comores e São Tomé e Príncipe.

Esta é a primeira vez que o Fundo Africano de Solidaried­ade Fiduciário financia um projecto do tipo. Além de promover boas práticas agrícolas, acrescento­u, o empreendim­ento tem ainda como objectivos reforçar a capacidade dos pequenos Estados insulares, desenvolve­r cadeias de valores sustentáve­is, reforçar a nutrição e promover um comportame­nto nutriciona­l adequado por meio de sistemas alimentare­s sustentáve­is.

Em Cabo Verde, o projecto, com a duração de três anos (2017-2019), vai abranger todo o território nacional incluindo um conjunto de acções relacionad­as com questões da prática de segurança alimentar, nutriciona­l e agrícolas. Conforme o ministro cabo-verdiano da Agricultur­a e Ambiente, Gilberto Silva, trata-se de “actividade­s ligadas à água como melhores práticas para irrigação, adopção de melhores variedades adaptadas às condições climáticas extremas e de protecção vegetal mais amiga do ambiente.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola