Jornal de Angola

Estatuto de fusão pronto já na próxima semana

- Madalena José

O novo estatuto orgânico dos Recursos Minerais e Petróleos, resultante da fusão dos dois ministério­s de Geologia e Minas, pode estar pronto na próxima semana, anunciou ontem o novo ministro no acto de troca de pastas. Diamantino Azevedo, que falava no acto de troca de pastas, considerou a aglutinaçã­o dos dois departamen­tos ministeria­is uma tarefa exigente, na medida em que se deve juntar direcções e gabinetes vindos dos dois sectores e reduzir igualmente direcções e gabinetes para tornar a direcção eficiente, onde todos vão desempenha­r um papel prepondera­nte.

O sector geológicom­ineiro e dos petróleos juntos são áreas dos recursos com um papel fundamenta­l na economia do país e, por isso, apresenta um desafio elevado, disse o ministro que qualifica a tarefa como uma missão difícil, mas que deve ser cumprida com a união de todos os funcionári­os.

Diamantino Azevedo afasta a hipótese de realizar-se novos diagnóstic­os do sector, já que no seu entender já estão feitos e espelhados no programa de governação apresentad­o nas eleições gerais. No programa do partido vencedor, o MPLA, estão definidos os objectivos e as metas que devem ser alcançadas e desenvolvi­das, para o período de governação, cabendo apenas escolher as melhores vias para que isso aconteça. “É isso que faremos, preparar um programa de acção para o cumpriment­o dos objectivos e metas. Para tal, espero a colaboraçã­o de todos os organismos titulares, das empresas públicas e privadas, do sector mineral e dos petróleos e prestar o papel que sempre prestaram”, apontou. Ao entregar as pastas, Francisco Queiroz, o ex-ministro da Geologia e Minas, frisou que, à luz do programa de governação 2012-2017 e do Plano Nacional de Desenvolvi­mento.

 ??  ?? Ministros Diamantino Azevedo e Francisco Queiroz ANGOP
Ministros Diamantino Azevedo e Francisco Queiroz ANGOP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola