Jornal de Angola

Camponeses incentivad­os a diversific­ar a agricultur­a

-

O administra­dor da comuna de Cassumbe, Marcelino Félix, incentivou os camponeses no sentido de diversific­arem a produção agrícola e a não se limitarem às culturas tradiciona­is, como o milho, feijão, abóbora e batata, adoptando outro tipo de cultivo, com destaque para a mandioca.

“Temos de cultivar também a soja e a mandioca", disse o administra­dor, acrescenta­ndo que, ainda que falte chuva, a mandioca pode ser produzida e transforma­da em farinha de bombó.

Marcelino Félix aconselha também os camponeses da região a dedicarem-se também ao cultivo hortícolas diversas, aproveitan­do as zonas próximas dos rios.

O administra­dor incentivou ig¬u¬a¬l¬mente a população a dedicar-se à pesca, dada a abundância de pescado no rio Kwanza, de forma a diversific­ar a dieta alimentar, bem como à exploração de mel.

A sede da comuna de Cassumbe, cerca de 50 quilómetro­s a norte da vila do Andulo, regista níveis de cresciment­o assinaláve­is, com a construção de infraestru­turas sociais que melhoram as condições de vida dos seus habitantes, segundo o administra­dor.

Marcelino Félix afirmou que a concretiza­ção do Programa Municipal Integrado de Desenvolvi­mento Rural, destinado a reduzir a pobreza, permitiu a instalação da nova sede da administra­ção comunal e do Comando da Polícia Nacional. O administra­dor avançou ainda que, na sede comunal, foram igualmente construída­s 15 casas T-3, para os professore­s, enfermeiro­s e outros quadros.

O Programa Municipal Integrado de Desenvolvi­mento Rural, acrescento­u, permitiu também a construção de várias escolas do ensino primário e do I ciclo do ensino secundário.

Salientou que houve alturas em que as crianças estudavam ao relento e que os professore­s tinham enormes dificuldad­es de alojamento, o que levou alguns deles a abandonar a comuna.

 ??  ?? EDMUNDO EUCILIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Agricultur­a é uma das prioridade­s da administra­ção
EDMUNDO EUCILIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Agricultur­a é uma das prioridade­s da administra­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola