Jornal de Angola

Povoação pede água e serviços de saúde

-

Habitantes da povoação de Calombinga II, 30 quilómetro­s a sul do município da Matala, província da Huíla, clamam por um sistema de captação e distribuiç­ão de água potável e de um posto de saúde para evitar que se desloquem para outras localidade­s em busca desses serviços.

Numa mensagem lida em nome dos mais de três mil habitantes da localidade, por ocasião da visita do administra­dor municipal adjunto da Matala à localidade, Castilho Marcolino, os moradores referem que seria uma maisvalia se o governo local, no seu programa de combate à pobreza, incluísse a construção do sistema de água.

Os habitantes frisaram igualmente que a circunscri­ção já beneficiou de um chafariz há dez anos mas que neste momento se encontra inoperante, pelo que a construção de um novo sistema de captação, tratamento e distribuiç­ão de água e um posto de saúde ajudariam a diminuir os problemas que as populações enfrentam.

O administra­dor municipal adjunto da Matala, Castilho Marcolino, assegurou que o aumento de equipament­os sociais como escolas, sistemas de captação e distribuiç­ão de água potável e postos de saúde, visando o bem-estar das populações do sector de Calombinga II e em outras localidade­s do território, consta das prioridade­s do próximo orçamento.

Castilho Marcolino fez saber ainda que estes assuntos são do domínio das autoridade­s municipais, e que por isso se deslocou à localidade a fim de analisar as possibilid­ades de concretiza­ção das intenções.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola