Jornal de Angola

Governo da Província apoia famílias afectadas

- Arão Martins | Lubango

O Governo Provincial da Huíla prometeu apoiar as famílias que perderam os seus entes queridos no acidente de viação ocorrido esta segunda-feira na estrada nacional 105, no troço Lubango/Chibia, de modo a que o funeral das vítimas seja realizado em condições condignas.

Doze pessoas morreram e 17 outras ficaram gravemente feridas no acidente de viação que envolveu duas viaturas que faziam o serviço de táxi. O segundo comandante provincial da Polícia Nacional para a Ordem Pública, superinten­dentechefe Florêncio Ningui, explicou que tudo aconteceu quando um dos pneus do táxi Toyota Hiace rebentou e a viatura ficou descontrol­ada, indo embater contra outra. Ambas capotaram. “Uma viatura saía do Lubango em direcção à Chibia e a outra vinha no sentido inverso”, informou. Nove pessoas morreram no local.

Tchencthe Suzana, uma das sobreviven­tes, explicou que a dado momento da viagem sentiu a viatura a perder a direcção e a desviar-se para o sentido oposto. Afonso Bernardo, testemunha ocular, disse que o excesso de velocidade foi a principal causa do acidente.

Os sobreviven­tes foram transporta­dos ao Hospital Central do Lubango, onde estão a receber tratamento médico. O director-geral desta instituiçã­o hospitalar, Clodimiro de Melo, explicou que dos 20 acidentado­s que deram entrada um faleceu e três ainda inspiram muitos cuidados. “Há três pacientes que ainda estão em estado grave, um deles com fractura bilateral do fémur, a merecerem cuidados redobrados”, explicou. “Vamos preferir manter todos os pacientes no hospital até amanhã e só então definir a conduta a seguir”, disse. Garantiu que o Hospital Central do Lubango “não tem dificuldad­es em medicament­os e material gastável.”

 ??  ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO Mais uma vez os táxis estiveram envolvidos num acidente
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO Mais uma vez os táxis estiveram envolvidos num acidente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola