Jornal de Angola

Maya Zuda dá show animado na Wammo

-

O projecto “Wammo a Nossa Música”, que apoia cada vez mais vários artistas angolanos, apresentou no fim-desemana, mais um show com venda e sessão de autógrafos do Best Of da cantora e compositor­a Maya Zuda, na Wammo do Morro Bento.

À hora marcada, o público foi-se aproximand­o do palco da Wammo e a expectativ­a era muita para ver e ouvir a artista que não desiludiu. Temas como “Simbawé”, “I Love You”, “Kwankwaram” e “Borbulha” foram cantados, dançados e aplaudidos pelos fãs que fizeram questão de estar presentes.

Para a cantora, estas iniciativa­s são sempre muito positivas: “Quero agradecer à Wammo, pois sem eles nada disto seria possível.”

Pelo palco da Wammo, passaram ainda outros talentos nacionais, convidados da cantora, entre eles, o grupo Giovani Dance, Brito Barbosa, Trio Kiambote e Os Três.

A marca electrónic­a que surgiu para revolucion­ar o mercado da alta tecnologia, com as últimas novidades do universo digital, foi desenhada a pensar nos angolanos, nas suas necessidad­es e aspirações. O poeta, ensaísta e crítico literário Lopito Feijóo chega hoje a Maputo para a apresentaç­ão, no próximo dia 12, da sua mais recente obra de poesia intitulada “Imprescind­ível Doutrina Contra”, que conta no prefácio com um texto inédito do escritor moçambican­o José Craveirinh­a.

A sessão de apresentaç­ão da obra vai ter lugar no Camões-Centro Cultural Português afecto à Embaixada de Portugal, em Maputo, e vai contar com a apresentaç­ão do escritor moçambican­o Ungulani ba ka Khosa (pseudónimo de Francisco Esaú Cossa), com a presença de homens de letras e convidados.

A obra de poesia “Imprescind­ível Doutrina Contra” já foi lançada em Angola no dia 16 de Agosto último, numa cerimónia que decorreu igualmente no CamõesCent­ro Cultural Português, em Luanda.

A publicação da obra “Imprescind­ível Doutrina Contra” assinala os 35 anos da carreira literária do autor Lopito Feijóo que reuniu “Versos Doutrinári­os”, que reafirmam a visão de uma vida de doutrina poética.

“Imprescind­ível Doutrina Contra” é uma obra poética com cerca de cem páginas, produzida pela editora lusocabo-verdiana Rosa de Porcelana, que faz distribuiç­ão para os outros países falantes de língua portuguesa em África e no mundo.

Nessa obra, o poeta João André da Silva Feijó “Lopito Feijóo” denuncia as assimetria­s que se perpetuam nos países africanos, que encontram em governante­s e dirigentes políticos o principal obstáculo para o progresso que se exige e dá ênfase ao ponto de vista filosófico e existencia­l, tendo em conta a corrente ideia da morte, regra geral, associada ao esquecimen­to.

A obra “O Imprescind­ível Doutrina Contra” revela também o amor como sendo a via pela qual o poeta apresenta a sua capacidade de trazer o erótico sublime sem atravessar a fronteira do pornográfi­co.

Lopito Feijóo que regressa ao país no dia 18, vai ainda participar na Feira Internacio­nal do Livro de Maputo que inicia na sexta-feira, no jardim Tunduru, a cargo do Conselho Municipal da cidade de Maputo, e no domingo vai falar sobre literatura na Universida­de Pedagógica.

O poeta, ensaísta e crítico literário, Lopito Feijóo é um dos nomes internacio­nalmente mais conhecidos da literatura e poesia angolanas. Continua engajado na internacio­nalização da sua obra, que produz ao longo de 35 anos e que conta já com cerca de 40 mil exemplares de livros publicados. O destaque do ciclo de internacio­nalização da sua obra conheceu o pico em 2013, com 13 saídas de Angola ao longo do ano, em 2014, dez, e em 2015, 12.

Ao longo da sua prática literária, já esteve por 12 vezes em Moçambique do qual guarda um título inédito, Na ku Randza Muiphíti (Poemas para Moçambique) que é uma forma de homenagear a população de Maputo. Este livro com o título “Na ku Randza Muiphíti” uma língua local, o ronga (Eu te amo Moçambique, na tradução em português) já é aguardam com elevada expectativ­a, pelos moçambican­os.

Curso de Literatura­s

A estada do Escritor Lopito Feijóo, em Maputo, contempla também a sua participaç­ão no 29º curso de Literatura­s em Língua Portuguesa, que se realiza de 9 a 12 deste mês, no Camões – Centro Cultural Português, em Maputo.

Durante a sua estada em Maputo, o escritor Lopito Feijóo participa, no próximo dia 12, numa tertúlia de poesia com moderação da tradutora Sandra Tamele e a participaç­ão de outros convidados, nomeadamen­te Jorge Ferrão, reitor da Universida­de Pedagógica, Tânia Tomé, empreended­ora e CEO da empresa Eco Kaya.

A 29ª edição do curso de Literatura­s em Língua Portuguesa destaca a reflexão sobre poesia nos dias de hoje, não apenas do ponto de vista dos autores, mas também no âmbito dos leitores deste género literário. Para esta edição do Curso de Literatura­s, o Camões em Maputo convidou Pedro Mexia, escritor e crítico português, actualment­e consultor cultural do Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

O Curso de Literatura­s é a iniciativa cultural mais antiga do Camões em Maputo, realizada em parceria com a Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universida­de Eduardo Mondlane, que em edições anteriores fez deslocar a Maputo autores como José Saramago e Lídia Jorge, ou mais recentemen­te José Luís Peixoto, Afonso Cruz e David Machado.

A obra de poesia “Imprescind­ível Doutrina Contra” já foi lançada em Angola no dia 16 de Agosto, numa cerimónia que decorreu igualmente no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Sessão de venda e de autógrafos do CD foi muito concorrida
EDIÇÕES NOVEMBRO Sessão de venda e de autógrafos do CD foi muito concorrida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola