Jornal de Angola

Luta muito cerrada pela permanênci­a

Domant e Sporting de Cabinda estão de volta à fina-flor e a Casa Militar é debutante na sua quinta tentativa

- António de Brito

O Domant do Bengo pretende fazer melhor no seu regresso ao Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão, Girabola, depois da experiênci­a adquirida no ano de estreia, em 2015. A formação presidida por Domingos António cria as bases necessária­s, para que o representa­nte da província do Bengo faça uma boa campanha na época futebolíst­ica de 2018, visando a sua manutenção no campeonato.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Domingos António promete uma equipa competitiv­a, com a ambição de garantir a permanênci­a no campeonato. "Se quisermos continuar na primeira divisão, o segredo passa por formar um plantel coeso. A nossa passagem pelo Girabola Zap de 2015 deu-nos esta experiênci­a. Por isso, somos obrigados a preparar uma equipa competitiv­a", justificou o presidente do Domant.

Do ponto de vista financeiro, Domingos António sublinha que o Domant está bem servido, mas caso apareça uma "mão" caridosa é sempre bemvinda. "Não temos razões de queixas, apesar da actual conjuntura financeira do país. Com os recursos financeiro­s que dispomos é possível montar uma boa equipa e terminar o campeonato sem quaisquer problemas", garantiu o dirigente desportivo.

Na décima presença no Girabola Zap, o Sporting de Cabinda quer evitar as constantes subidas e descidas. Para que tal aconteça, a direcção da formação leonina centraliza as suas atenções no reforço do plantel, bem como no angariamen­to de patrocínio­s, para que o Sporting supere as actuais dificuldad­es financeira­s.

"Este tem sido o nosso principal problema. Vamos encetar contactos com algumas empresas para nos ajudarem neste sentido. Estou convencido de que vamos ultrapassa­r as dificuldad­es financeira­s", garantiu Jorge Costa, vice-presidente dos "leões" de Cabinda ao Jornal de Angola.

Apesar do problema financeiro, o dirigente da formação leonina mostrou-se confiante na manutenção da equipa no Girabola Zap. "Vamos competir com este objectivo. Sabemos das dificuldad­es a encontrar no decorrer do campeonato. Temos experiênci­a de Girabola. Penso que vamos fazer uma boa figura", prometeu Jorge Costa.

No Zonal de Apuramento, Domant e Sporting integraram a série A. Em cinco jogos disputados, a formação de Bula Atumba venceu dois, empatou três, marcou cinco, sofreu um e totalizou nove pontos. Dos desafios realizados, o grémio de Cabinda ganhou um, empatou três, perdeu um, marcou três, sofreu igual número golos, somando seis pontos. Os verdes e brancos garantiram o seu regresso à I Divisão, por via do torneio de Liguilha. Na primeira mão, o Sporting de Cabinda derrotou o Jackson Garcia de Benguela (segundo da série B), por 5-1, sendo que a formação benguelens­e venceu, por 2-1, no jogo da segunda mão.

“Vamos competir com este objectivo. Sabemos das dificuldad­es a encontrar no campeonato... Penso que vamos fazer uma boa figura”

Das três equipas que ascendem ao Girabola, a Casa Militar do Cuando Cubango faz a sua estreia . A formação militar, depois de quatro tentativas, acabou por confirmar na quinta a sua participaç­ão na maior festa futebolíst­ica nacional.

Contactado pelo Jornal de Angola, o técnico Abel da Conceição diz que espera continuar para dar continuida­de ao trabalho que culminou com a subida ao Girabola Zap. "Estou feliz, porque cumpri com o objectivo de colocar a Casa Militar na primeira divisão. O meu futuro à frente da equipa técnica está dependente da direcção do clube."

Depois de terem subido de divisão, as formações Domant do Bengo, Casa Militar do Cuando Cubango e Sporting de Cabinda vão competir num torneio, organizado pela Federação Angolana de Futebol (FAF), ainda sem data, para se encontrar o campeão nacional da II Divisão.

 ??  ?? MIQUEIAS MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Equipa do Bengo espera tirar proveito da experiênci­a para assegurar a manutenção
MIQUEIAS MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Equipa do Bengo espera tirar proveito da experiênci­a para assegurar a manutenção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola