Jornal de Angola

Nobel da Física para trio

-

Nobel da Física 2017 foi atribuído a três investigad­ores, metade a Rainer Weiss e a outra metade a Barry C.Barish e Kip S.Thorne, “pelas suas contribuiç­ões decisivas para o detector LIGO e a observação das ondas gravitacio­nais”.

O anúncio foi feito pela Academia Sueca das Ciências pouco antes das 11h00 em Angola

As ondas gravitacio­nais já tinham sido previstas por Einstein há 100 anos na sua Teoria da Relativida­de, mas durante décadas não passaram da teoria e nunca tinham sido observadas até 14 de Setembro de 2015.

Essas ondas foram produzidas pela colisão de dois buracos negros e foram detectadas pelo observatór­io LIGO, nos Estados Unidos.

O sinal era extremamen­te fraco quando chegou à Terra mas marcou uma revolução na Astrofísic­a.

“As ondas gravitacio­nais são uma forma totalmente nova de observar os eventos mais violentos no espaço e testam os limites do nosso conhecimen­to”, referiu a Academia.Todo o tipo de radiação electromag­nética e partículas, tais como raios cósmicos ou neutrinos, têm sido utilizadas para explorar o universo. As ondas gravitacio­nais são contudo uma prova directa de disrupções no próprio espaço-tempo.

Isto é algo “totalmente novo e diferente e irá abrir novos mundos desconheci­dos”, refere a Academia. O LIGO - Laser Interferom­eter Gravitatio­nalWave Observator­y, é um projecto conjunto que une milhares de investigad­ores de mais de 20 países.

Rainer Weiss e Kip S. Thorne foram pioneiros no projecto LIGO e Barry C. Barish o líder que o finalizou. Juntos “garantiram que ao fim de 40 anos de esforços as ondas gravitacio­nais fossem finalmente observadas.” Rainer Weiss nasceu em 1932, na Alemanha. Fez o doutoramen­to no MIT - Instituto de Tecnologia de Massachuss­ets, Estados Unidos, em 1962, onde foi Professor de Física. Barry C. Barish nasceu em 1936 em Omaha, Nevada, Estados Unidos. Doutorou-se em 1962 pela Universida­de da Califórnia, em Berkely, Estados Unidos, e é Professor de Física no Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, Estados Unidos.

O investigad­or Kip S. Thorne nasceu em 1940, em Logan, Utah, Estados Unidos. Doutorou-se em 1965 na Universida­de de Princeton, Nova Jérsia, nos Estados Unidos, e é Professor de Física Teórica no Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena. As ondas gravitacio­nais espalham-se à velocidade da luz e enchem o universo, tal como previu Albert Einstein na sua Teoria da Relativida­de. São criadas quando uma massa acelera, como quando um patinador faz uma pirueta e um par de buracos-negros giram em torno um do outro.

Albert Einstein estava convencido de que nunca poderiam ser medidas. A proeza do projecto LIGO consistiu no uso de um par de interferóm­etros laser gigantesco­s para medir uma alteração milhares de vezes menor do que um núcleo atómico, quando uma onda gravitacio­nal passasse pela Terra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola