Jornal de Angola

Mais dignidade aos antigos combatente­s

-

O ministro dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria apontou ontem a melhoria das condições de vida, a reintegraç­ão socioeconó­mica e a formação profission­al e académica dos antigos combatente­s como prioridade­s do sector para os próximos anos.

João Ernesto dos Santos “Liberdade”, que falava à imprensa no final da cerimónia de apresentaç­ão aos funcionári­os e passagem de pastas, salientou que “as prioridade­s do nosso mandato são as que constam do Programa de Governo do MPLA para o período 20172022, apresentad­o durante a campanha eleitoral”.

O programa reserva acções de melhoria das condições de vida dos antigos combatente­s e veteranos da pátria e apoio à reintegraç­ão socioeconó­mica dos antigos militares. As acções vão incidir na segurança, melhoria das condições de vida dos antigos combatente­s e veteranos da pátria e suas famílias, bem como na promoção de acções de reintegraç­ão económica e social de antigos militares de forma especifica, através da formação e capacitaçã­o profission­al e fomento do empreended­orismo.

Criar mecanismos adicionais de apoio às famílias dos antigos combatente­s, veteranos da pátria e antigos militares, de modo a garantir-lhes os meios necessário­s para a manutenção das condições básicas de vida consta ainda das acções a serem desenvolvi­das nos próximos anos.

Outra acção a ser desenvolvi­da está relacionad­a com a promoção da alfabetiza­ção, a formação e qualificaç­ão profission­al dos antigos combatente­s, veteranos da pátria e antigos militares e promover o seu aceso à actividade empresaria­l.

Assegurar a reabilitaç­ão de antigos combatente­s, veteranos da pátria e de antigos militares com deficiênci­a, bem como a reabilitaç­ão do Centro Nacional de Formação Profission­al e de Reintegraç­ão da Quibala (antiga Fazenda América) é uma das acções a ser desenvolvi­das.

Constam igualmente das acções o apoio às cooperativ­as dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria, apoio à identifica­ção e legalizaçã­o de terrenos, bem como a disponibil­ização de material para a autoconstr­ução dirigida e o apetrecham­ento dos Centros Regionais de Acolhiment­o e Orientação do Huambo, Uíge, Huíla e Luanda.

O Programa de Governo do MPLA prevê a revisão da Lei 13/02, de 15 de Outubro, Lei do Antigo Combatente e do Deficiente de Guerra, e a elaboração da Política Nacional do Antigo Combatente e Veterano da Pátria.

 ??  ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO João Ernesto dos Santos foi apresentad­o aos colaborado­res
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO João Ernesto dos Santos foi apresentad­o aos colaborado­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola