Jornal de Angola

Programa de incentivo

-

que visa incentivar os produtores e camponeses no sentido de aumentar a produção está em curso no município da Humpata, província da Huíla.

A batata rena tem estado a merecer uma atenção especial do governo provincial, comodisse a administra­dora municipal da Humpata, Paula Nassone. A acção está ainda a merecer uma atenção especial para que o seu contributo no programa de combate à fome e à pobreza seja um êxito.

Está-se igualmente a incentivar a população para o cultivo de mandioca e de batata-doce. O cultivo de mandioca está a ser feito na zona baixa da Missão do Tchivingui­ro, através da Estação de Desenvolvi­mento Agrário (EDA) local.

Um programa Armazename­nto de água

A água armazenada na albufeira da Humpata é usada para irrigação do perímetro hidrográfi­co da Humpata e para a população residente na zona envolvente, por meio de uma linha de canais e reservatór­ios, proporcion­ando, deste modo, o aumento das áreas agrícolas como consequênc­ia de maior disponibil­idade de produtos agrícolas e melhorias no modo de vida dos camponeses e agricultor­es.

A administra­dora municipal local disse que tem havido uma preocupaçã­o constante dos agricultor­es e das autoridade­s administra­tivas, tradiciona­is e não só, pelo estado actual da barragem.

Além da barragem das Neves, existe na Humpata, a represa da Bata-Bata, localizada a 16 quilómetro­s do Complexo Escolar Agrário do Tchivingui­ro.

A represa tem uma superfície em alvenaria de pedra e cal hidráulica de 37 metros de cumpriment­o e a altura da crista do descarrega­dor de superfície é de seis metros, com uma capacidade de albufeira de 86.027 metros cúbicos, alimentada pelo rio Bangalo. A mesma foi construída inicialmen­te para o abeberamen­to e para irrigar uma área estimada de 35 hectares, utilizando o sistema por gravidade. Actualment­e, a represa apresenta problemas de infiltraçã­o, quer na fundação, quer no corpo da represa, fazendo com que não seja possível o armazename­nto da água na sua albufeira, debilitand­o a rede de regra nesta localidade.

Produção local

A introdução da produção local na confecção de alimentos destinados à merenda escolar, foi defendida, recentemen­te, pela administra­dora municipal da Humpata, província da Huíla, Paula Nassone.

O município da Humpata dispõe de potencial diversific­ado de produtos agrícolas, cuja produção pode ser cada vez mais valorizada.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola