Jornal de Angola

Aumento da produção supera os actuais índices cifrados

-

os níveis de produção de pera de modo a superar os actuais índices cifrados entre 100 e 150 toneladas, em cada época, é um desafio que as autoridade­s colocam, com os apoios constantes aos produtores locais.

Na produção da pera, os níveis podem superar mais de 150 toneladas de maçã em cada época, para aquilo que é a produção controlada.

A administra­dora municipal da Humpata explicou que, para escoar a produção, os camponeses locais recorrem, normalment­e, ao mercado paralelo.

“O município é produtor e nem sempre essa produção é escoada. Estamos, por exemplo no mês de Dezembro, altura da colheita de muita pera, que é chamada localmente ‘Santo António’, que sai na época natalícia. Os nossos camponeses aproveitam vender ao máximo. Temos trabalhado e interagido também com os camponeses para produzirem mais para o país. O objectivo consiste em não só reduzirmos as importaçõe­s, mas também valorizarm­os a nossa produção local”, disse.

A Humpata, em conformida­de com os resultados do Censo Geral da População e Habitação, realizado em 2014, tem uma população estimada em 82.758 habitantes e mais de 50 por cento vivem da produção de pera e de maçã.

Além das grandes fazendas, na Humpata, existe um pomar que ocupa uma pequena área, com plantio e cultivo de árvores frutíferas.

A administra­dora municipal da Humpata esclarece que, em geral, nos dias actuais, um pomar de pequenas áreas, além da importânci­a doméstica para o consumo e lazer familiar, adquire finalidade­s comerciais, podendo ser a actividade principal ou complement­ar de pequenos produtores rurais.

O cultivo de fruteiras em pequenas propriedad­es, explicou, geralmente, ocupa até 10 hectares, mas o conceito pode variar em função da espécie de plantio.

Paula Nassone exemplific­ou que existem espécies frutíferas que podem ser cultivadas e variam também em função das condições climáticas, do tipo de solo, da disponibil­idade de água, da localizaçã­o e do objectivo da actividade. Na Humpata, existe clima, solo e disponibil­idade de água, que favorecem a prática de fruteiras, com rendimento­s aceitáveis.

 ??  ?? Aumentar
Aumentar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola