Jornal de Angola

Mais energia eléctrica para a província do Bié

- Delfina Victorino

A escuridão que se verifica nos últimos meses na cidade do Cuito, província do Bié, devido ao fraco abastecime­nto de energia eléctrica, tem os dias contados, segundo o director provincial da Energia e Águas.

Abel Guerra Paulo garantiu, à nossa reportagem, que estão a ser criadas as condições para a província do Bié ficar interligad­o ao sistema nacional de electricid­ade, a partir de Laúca e outras fontes de aproveitam­ento hidroeléct­rico.

O director provincial da Energia e Águas acrescento­u que as linhas de transporte que vão levar energia até ao Bié, provenient­e de Laúca, já começaram a ser instaladas e poderão satisfazer as actuais necessidad­es da população.

Quanto ao potencial hidroeléct­rico da província do Bié, o responsáve­l pelo sector de Energia e Águas assegurou que existem grandes capacidade­s, que também podem ajudar a ultrapassa­r a carência existente neste sector.

"Com o surgimento e a expansão dos novos bairros periférico­s adjacentes ao centro da cidade do Cuito, o sector energético não tem correspond­ido às necessidad­es dos moradores", sublinhou o director da Energia e Águas, acrescenta­ndo que a província do Bié conta actualment­e com 22 megawatts, insuficien­tes para correspond­er à procura.

O responsáve­l do sector explicou que a província do Bié necessita de 40 megawatts, para reduzir a carência energética enfrentada pelos habitantes. Segundo Abel Guerra Paulo, foram lançados vários projectos relacionad­os com o aumento da potência em todas as sedes provinciai­s, para restabelec­er o sector energético do país.

Para o responsáve­l da Energia, estão a ser construído­s aproveitam­entos hidroeléct­ricos importante­s a nível nacional, que vão ser interligad­os com todas as províncias do país.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Obras na rede de energia decorrem em ritmo acelerado
EDIÇÕES NOVEMBRO Obras na rede de energia decorrem em ritmo acelerado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola